Você está aqui: Página Inicial > Biblioteca > Trabalhos Acadêmicos > Discentes > Procedimento de Entrega - Mestrado e Doutorado

Procedimento de Entrega - Mestrado e Doutorado

publicado 01/12/2020 13h03, última modificação 06/10/2022 15h26

Documentos norteadores

Instrução Normativa nº 13/2022 – PROPPG, de 09 de março de 2022, que estabelece normas e procedimentos operacionais para o depósito de versões finais de Trabalhos de Pesquisa produzidas nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da UTFPR nas Bibliotecas para a disponibilização no Repositório Institucional da UTFPR (RIUT).

Resolução Conjunta COPPG/COGEP nº 01/2021, de 10 de novembro de 2021, que dispõe sobre a Política de licenciamento das versões finais dos Trabalhos de Conclusão de Curso da Graduação (TCC) e dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (dissertações e teses), bem como dos produtos educacionais e tecnológicos a elas vinculados, produzidas no âmbito da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Procedimento de entrega

Após a defesa e, atendendo ao prazo regulamentar, o aluno deve realizar a entrega da versão final da dissertação ou tese, bem como, quando aplicável, dos produtos educacionais e tecnológicos a elas vinculados, ao orientador, atentando-se:

• à aplicação adequada das normas de apresentação de trabalho acadêmico vigentes na UTFPR;
  • ao atendimento aos documentos Institucionais vigentes na UTFPR;
  • à presença da licença Creative Commons regulamentada pelo Programa de Pós-Graduação na Folha de Rosto da versão final da dissertação e/ou tese, bem como dos produtos educacionais e tecnológicos a elas vinculados. No caso de inexistência desta página, a licença deve figurar na capa ou página principal do material;
  • que a licença Creative Commons deve ser disponibilizada no rodapé da página e consiste em: ícone da licença, versão da licença como link para a página que contém informações completas sobre a licença e resumo explicativo da licença adotada.
  • aos formatos aceitos: os arquivos textuais do TCC devem ser entregues exclusivamente em formato PDF/A. Os produtos educacionais e tecnológicos que acompanham as versões finais, quando houver, devem utilizar os formatos e instruções estabelecidas na IN 10/2020 PROPPG.
  • à codificação (nome) do arquivo, que deve utilizar até 4 palavras significativas do seu título, redigidas em letras minúsculas, sem espaços, acentos, cedilha, pontos ou caracteres especiais; não devem conter ainda, artigos, preposições e conjunções (Exemplo: sistemaseletricospotencia.pdf). Os produtos educacionais e tecnológicos que acompanham as versões finais devem utilizar codificação idêntica à da versão final seguida de underline (_) e a expressão ‘produto’ redigidas em letras minúsculas, sem espaços, acentos, cedilha, pontos ou caracteres especiais; não devem conter ainda, artigos, preposições e conjunções (Exemplo: sistemaseletricospotencia_produto.pdf).
  • ao tamanho do arquivo, que não deve exceder a 50 MB, lembrando que arquivos com tamanho superior a 9 MB podem apresentar dificuldade de acesso em alguns navegadores.

Importante!

Os dados constantes no arquivo (autor, orientador, coorientador, membros da banca, título, data de defesa) devem ser idênticos aos disponíveis na área “Marcação/Resultado de Defesa” do Sistema Acadêmico Stricto Sensu da UTFPR. Tais dados devem estar presentes na versão final e no produto.

A Folha de Rosto deve seguir o modelo utilizado na UTFPR, que inclui o título em outro idioma, sendo o inglês quando o texto for redigido em português ou o português quanto o texto for em outro idioma, e, a licença Creative Commons regulamentada pelo Programa de Pós-Graduação.

A Folha de Aprovação disponível na versão final de dissertações e teses deve ser emitida pelo Sistema Acadêmico e não deve conter assinaturas ou rubricas.

Os trabalhos que receberam fomento da UTFPR ou de qualquer agência de fomento, a exemplo de CAPES, CNPq, Fundação Araucária, devem mencionar no último parágrafo dos Agradecimentos o nome da agência, bem como o número do financiamento.

Para as dissertações ou teses que possuam informações obtidas junto à empresas/organizações/instituições públicas ou privadas, incluindo a própria UTFPR, deve ser preenchido o Termo de Autorização para Divulgação de Informações de Empresas, que deve ser assinado pelo dirigente máximo, ou o respectivo responsável pelo plano de trabalho, ou a quem for delegada essa responsabilidade na empresa/organização/instituição. O documento original ficará sob a responsabilidade do autor do trabalho a quem compete a apresentação de provas em caso judicial e terá cópia digitalizada anexada pelo orientador no Sistema Acadêmico no momento do trâmite do trabalho.

Caso a versão final do trabalho e do produto educacional e tecnológico que a acompanha inclua imagens de pessoas, voz de pessoas, ou dados digitais, todos os envolvidos devem preencher e assinar o Termo de Autorização de Uso de Imagem, Voz e Dados Digitais e Respectiva Cessão de Direitos. O documento original ficará sob a responsabilidade do autor do trabalho a quem compete a apresentação de provas em caso judicial e terá cópia digitalizada anexada pelo orientador no Sistema Acadêmico no momento do trâmite do trabalho.