Nota de Esclarecimento - Manutenção do Cronograma 2020
publicado
21/05/2020 10h55,
última modificação
21/05/2020 10h55
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Manutenção do Cronograma de Avaliação 2020
A Comissão de Avaliação de Desempenho dos Servidores (CADS) esclarece que o fato de a maior parte dos servidores da UTFPR se encontrar realizando suas atividades remotamente como forma de prevenção à propagação do vírus COVID-19 não impactará na interrupção, no cancelamento, na prorrogação ou no adiamento do Cronograma de Avaliação de Desempenho 2020, estando ele, portanto, mantido em sua integralidade.
Ressaltamos que o contato com a Comissão Central de Avaliação de Desempenho (CADS-Central), bem como com suas respectivas subcomissões atuantes em cada câmpus, pode ser realizado por meio dos e-mails mencionados na página da Comissão no Portal da UTFPR. Assim, qualquer necessidade de adequação de perfis de avaliação (alteração de lotação, alteração de chefia, etc.) pode ser apresentada à respectiva subcomissão por meio deste canal de contato remoto, o qual já vinha sendo amplamente utilizado antes mesmo do isolamento social ensejado pela pandemia.
Entendemos que ferramentas tecnológicas (como e-mails, videoconferências, aplicativos de mensagens instantâneas e até mesmo ligações telefônicas) viabilizam o diálogo entre chefias e servidores necessário à consecução da negociação dos critérios a partir dos quais estes últimos serão avaliados ao longo do ano de 2020 (etapa prevista em cronograma para ser encerrada em 30/04/20 e que foi estendida até 30/05/20), bem como da avaliação propriamente dita (etapa prevista para ocorrer entre 04/01/21 a 05/03/21).
Além disso, todas as etapas inerentes ao Programa de Avaliação de Desempenho (negociação, avaliação de setores, avaliação de chefias, avaliação de servidores) são realizadas por meio do Sistema de Avaliação Institucional (SIAVI), que pode ser acessado a partir de qualquer dispositivo eletrônico com acesso à internet, mediante login e senha do usuário.
Consideramos também que o acompanhamento cotidiano do desempenho dos servidores ao longo do ano, realizado pelas chefias, o qual embasa posteriormente a concretização da avaliação de desempenho, deve ocorrer tanto quando o trabalho é executado presencialmente nas instalações da UTFPR, quanto quando é executado remotamente.
Ressaltamos, porém, compreender que o teletrabalho realizado durante uma pandemia possui particularidades e dificuldades específicas que esperamos que sejam levadas em consideração pelos diversos atores institucionais envolvidos no processo de avaliação de desempenho, sejam eles chefias ao avaliar o desempenho dos membros de sua equipe, servidores ao avaliar a atuação gerencial de suas chefias ou usuários dos setores ao avaliar os serviços por estes prestados.
Quanto à Avaliação do Docente pelo Discente, por ser um processo conduzido por Comissão específica, não cabe pronunciamento por parte desta CADS. Aguardaremos os posicionamentos a serem tomados por tal Comissão em face às decisões institucionais referentes ao Calendário Acadêmico 2020 para podermos analisar seus impactos com relação à Avaliação de Desempenho, na qual a “Avaliação do Docente pelo Discente” corresponde a 30% da pontuação de servidores docentes.
Quaisquer dúvidas, a CADS se encontra à disposição.
Atenciosamente,
COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES (CADS)