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Dinâmica de trabalho

publicado 05/02/2019 13h18, última modificação 07/06/2023 13h29

A comissão central desenvolve seus trabalhos com reuniões periódicas mensalmente por meio virtual e pelo menos uma reunião anual presencial. Esse formato de reuniões virtuais foi estabelecido durante o período pandêmico e mantido após o fim da emergência sanitária.

Para o desenvolvimento das suas atividades, sejam elas planejamento ou execução do que foi planejado, são formados grupos de trabalho (GTs) para temas específicos. Neste ano de 2023 existem cinco GTs ativos: GT Compras Sustentáveis, GT Resíduos, GT Educação, GT Comunicação e GT de Gestão da Sustentabilidade.

As principais ações dos GTs com foco no PLS 2023/2024 são as seguintes:

  • GT Compras Sustentáveis: Elaborar as diretrizes de Compras Sustentáveis para a UTFPR e formalizá-las por meio de Instruções Normativas e do Próprio PLS.
  • GT Resíduos: Elaborar diretrizes para a coleta seletiva e a gestão de resíduos na UTFPR e institucionalizá-las a partir de Instruções Normativas, estruturar e apoiar a elaboração dos Planos de Gerenciamento de Resíduos sólidos dos Campi, revisar a comunicação visual existente para identificação de recipientes de coleta, locais de armazenamento e campanhas de conscientização, auxiliar os campi na organização do gerenciamento de resíduos sólidos.
  • GT Educação: Desenvolver capacitação para os servidores sobre temáticas relacionadas a sustentabilidade, desenvolver ferramentas de apoio aos Núcleos Docentes Estruturantes para ambientação curricular da sustentabilidade (inserção na matriz do curso e nas atividades letivas a temática de forma interdisciplinar), Solicitar a TI a consulta pública dos projetos de Extensão e Pesquisa a partir dos ODS a eles relacionados.
  • GT Comunicação:
  • GT de Gestão da Sustentabilidade: Este GT conta com a participação direta da Assessoria de Sustentabilidade Institucional, criada em dezembro de 2022, junto a Vice-Reitoria. A criação desta Assessoria foi uma conquista da comissão PLS para institucionalizar a gestão da sustentabilidade na UTFPTR. Como principais atividades deste grupo para o biênio 2023-2024 estão: estruturar e organizar a as semanas do meio ambiente e da Sustentabilidade, organizar e sistematizar a avaliação da implementação do PLS, Estruturar ferramentas para gerenciar resíduos, consumo de água, energia elétrica, combustíveis na universidade, alinhar ações da comissão PLS com outros setores. Em especial as propostas relacionadas a acessibilidade, cultura e infraestrutura.