Você está aqui: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Reitoria > 2012 > Dirinter reúne intercambistas dos programas Pific-Profor e PEC-G

Dirinter reúne intercambistas dos programas Pific-Profor e PEC-G

publicado: 20/10/2017 11h36 última modificação: 07/08/2019 14h32

A Diretoria de Relações Interinstitucionais (Dirinter) da UTFPR reuniu nesta sexta-feira (09) 15 intercambistas do Programa de Incentivo à Formação Científica de Estudantes Angolanos e Moçambicanos, do Pific-Profor, e do Programa de Estudantes – Convênio de Graduação (PEC-G). Os estudantes participaram de um encontro no miniauditório do Câmpus Curitiba, onde houve o encerramento das atividades da última edição do Pific-Profor e boas-vindas aos novos intercambistas do PEC-G.

Além dos intercambistas, participaram do encontro o reitor Carlos Eduardo Cantarelli, a diretora de Relações Interinstitucionais, Maria Cristina de Souza, o pró-reitor adjunto de Relações Empresariais e Comunitárias, Carlos Cziulik, e a chefe do Departamento de Relações Interinstitucionais do Câmpus Curitiba, Eliane Regina Costa Oliveira.

copy_of_DSC04651.jpg
Intercambistas do Pific-Profor com a diretora Maria Cristina de Souza e o reitor Cantarelli

Durante o encontro, os 10 estudantes do Pific-Profor receberam certificados de conclusão do intercâmbio e fizeram um relato sobre suas experiências. Eles chegaram nos dias 11 e 12 de janeiro ao Brasil para desenvolver atividades de iniciação científica em quatro câmpus da UTFPR: Apucarana, Curitiba, Francisco Beltrão e Pato Branco.

Os alunos angolanos Celestino Aires José Lanzi e André António Falso Ginga e a moçambicana Marla Mayara dos Santos Pico passaram os dois meses no Câmpus Pato Branco desenvolvendo um trabalho na área de construção sustentável, com o objetivo de verificar a viabilidade técnica e econômica da substituição da areia natural pela areia de britagem. A orientação foi da professora Elizangela Marcelo Siliprandi. De acordo com o relato dos intercambistas, a experiência foi muito positiva. Durante o desenvolvimento da pesquisa de iniciação científica, eles assistiram a aulas, realizaram experimentos e visitaram algumas localidades. “Verificamos que é viável a substituição da areia natural pela areia de britagem e levaremos essa possibilidade mais econômica e sustentável aos nossos países. Em Angola, por exemplo, é utilizada apenas areia natural”, contou Celestino.

Em Apucarana, os estudantes angolanos do curso de Física Ana Simão Domingos e Messias de Freitas Manuel desenvolveram o trabalho “Caracterização eletro-optica de cristais líquidos em diferentes condições de confinamento”, sob orientação do professor Manoel Messias Alvino de Jesus. Durante os dois meses, eles assistiram a aulas sobre cristais líquidos e realizaram experimentos para observar a influência que o cristal líquido recebe de um campo magnético. “O intercâmbio foi muito proveitoso, pois aprendemos algo novo referente à física de cristais líquidos”, disseram os alunos, que estudam, em Angola, conteúdos mais voltados à física de telecomunicações.

Além dos cinco alunos, também estiveram na UTFPR os angolanos Ana da Conceição António Baltazar e Felizardo Pedro Menezes, que desenvolveram o trabalho “Educação do Campo”, sob orientação da professora Maria de Lourdes Bernartt, em Pato Branco. O câmpus recebeu, ainda, a angolana Laura Noémia Domingos, que realizou a pesquisa “Controle de poluição ocasionada por tráfego de veículos motorizados”, orientada pelo professor Santos Richard Wieller Sanguino Bejarano.

Em Curitiba, foi desenvolvido o trabalho “Elevação de escolaridade para trabalhadores jovens e adultos (Educação Profissional e EJA)” pela aluna angolana Constância Martizia Quitério, orientada pelo professor Domingos Leite Lima Filho.

O angolano Elmer de Jesus Passageiro Conceição, estudante da Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto, em Luanda, esteve no Câmpus Francisco Beltrão para desenvolver o trabalho “Biologia e ecologia de anfíbios”, vinculado ao projeto “Conservação e Diversidade de Anfíbios no Sudoeste do Paraná”, sob orientação do professor Rodrigo Lingnau.

PEC-G

Além dos alunos participantes do Pific-Profor, estiveram presentes cinco dos oito intercambistas do programa PEC-G que iniciaram seus cursos na UTFPR neste semestre. Eles realizarão toda a graduação na Universidade Tecnológica.

No Câmpus Curitiba, os angolanos José Joaquim Madalena, João Batista Kuanzambi e Alberto José Gouveia iniciaram, respectivamente, os cursos de Tecnologia em Sistema de Telecomunicações, Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação. O paraguaio Tomás Sebastian González Candia está cursando Engenharia da Computação e o chileno Sebastian Andres Jeldes Ponce, Arquitetura.

DSC04686.jpg

Chefe do Derint-CT, Eliane Oliveira, com novos alunos do PEC-G

Também iniciaram cursos de graduação na UTFPR o estudante de Cabo Verde Tommy Hegel Baptista Fernandes (Engenharia Mecânica, Curitiba), o angolano Ekuikui Vanilson dos Anjos Rosa (Engenharia da Computação, Pato Branco) e o congolês Francis Kaluwandimio Matondo (Engenharia Eletrônica, Campo Mourão).

Atualizado em 09/03/2012