Você está aqui: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Reitoria > 2012 > Pesquisa de comunicação da UTFPR contou com a participação de 1.688 alunos

Pesquisa de comunicação da UTFPR contou com a participação de 1.688 alunos

publicado: 23/10/2017 10h16 última modificação: 07/08/2019 14h32

A pesquisa intitulada “Como você se informa sobre a UTFPR”, que teve o objetivo de conhecer os hábitos e preferências dos alunos em relação à comunicação, foi respondida por 1.688 estudantes dos 12 câmpus da instituição e revelou que 93.54% dos estudantes utilizam principalmente mídias digitais para se manterem informados.

As informações coletadas durante a pesquisa servirão de base para a Diretoria de Gestão da Comunicação, que elaborou o questionário, analisar as mudanças a serem implementadas em seus canais de comunicação, e a viabilidade de se desenvolver um meio de comunicação voltado exclusivamente aos alunos.

Entre os estudantes participantes da pesquisa, a maioria era do sexo masculino (53,44%), possuía entre 16 e 20 anos (51,42%) e cursava a graduação (83,47%).

Ainda de acordo com o resultado da pesquisa, mais da metade dos entrevistados declarou se sentir informado sobre a instituição e quase 60% informou que costuma receber as notícias da Universidade através de e-mails e newsletters.

Com relação ao conteúdo das notícias, a maioria dos alunos gostaria de receber informações sobre eventos da Universidade (86,43%) e cursos de curta duração disponíveis na instituição (81,81%), além de notícias sobre ciência e tecnologia (81,16%) e mercado de trabalho (79,32%).

O questionário contou com 14 perguntas que buscavam levantar informações sobre o perfil dos estudantes da Universidade; as mídias que preferem e as que mais utilizam, bem como a sua relação e o seu grau de satisfação com os meios de comunicação adotados pela instituição; os conteúdos que gostariam de receber, dentro do contexto universitário; e o seu interesse em participar dos processos de produção de conteúdo e de comunicação na UTFPR. Por meio da pesquisa, os alunos puderam ainda dar sugestões sobre a comunicação entre a Universidade e o corpo discente.

Confira o resultado da pesquisa.

Atualizado em 02/08/2012