Você está aqui: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Reitoria > 2012 > Pibid aprova mais cinco cursos da UTFPR

Pibid aprova mais cinco cursos da UTFPR

publicado: 23/10/2017 09h04 última modificação: 07/08/2019 14h32

Esse ano, mais cinco cursos de licenciatura da UTFPR passarão a fazer parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O resultado, divulgado no final de junho, aprovou, ao todo, 243 propostas de instituições de ensino superior (IES) de todo o país.

Os cursos aprovados foram os de Licenciatura em Química, do Câmpus Campo Mourão e do Câmpus Londrina; em Ciências Biológicas, do Câmpus Dois Vizinhos; em Informática, do Câmpus Francisco Beltrão; e em Matemática, do Câmpus Toledo.

Com essa aprovação, todos os cursos de licenciatura da Universidade Tecnológica passam a integrar o Programa. Ao todo, a instituição possui 13 subprojetos contemplados, envolvendo 191 alunos e 31 professores supervisores.

Os subprojetos deverão iniciar suas atividades até 14 de agosto, sendo que a sua duração é de um ano, com vigência até 31 de julho de 2013. Cada subprojeto pode ser prorrogado uma única vez por até 12 meses, a critério da Capes.

Pibid

Criado em 2007 e coordenado pela Capes, o Pibid é um programa que oferece bolsas a estudantes de cursos de licenciatura, para que eles exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas de ensino básico, aprimorando sua formação e contribuindo para a melhoria de qualidade dessas escolas. Para que os alunos sejam acompanhados e orientados, há bolsas também para supervisores.

Um dos principais objetivos do Programa é incentivar os jovens a reconhecerem a relevância social da carreira docente e promover a articulação teoria-prática e a integração entre escolas e instituições formadoras.

Atualizado em 05/07/2012