Você está aqui: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Reitoria > 2012 > Reitor participa de visitas técnicas em Espanha e Portugal

Reitor participa de visitas técnicas em Espanha e Portugal

publicado: 24/10/2017 08h47 última modificação: 07/08/2019 14h33

De 05 a 17 de dezembro, o reitor da UTFPR, Carlos Eduardo Cantarelli, visitou a Espanha e Portugal a convite da Rede Paranaense de Tecnologia e Inovação (Reparte), da qual a Universidade é associada, para participar de uma missão técnica. O objetivo do evento foi realizar visitas técnicas a habitats de inovação e a centros de pesquisa de grande relevância da Península Ibérica com o propósito de oportunizar a aplicação de conhecimentos dos parques tecnológicos europeus no Paraná. Além disso, foram realizadas reuniões, encontros e diálogos com os atores-chave do sistema de inovação destes países.

Em Portugal, foram realizadas visitas técnicas à Sociedade de Promoção e Desenvolvimento do Parque de Ciência e Tecnologia da Área de Lisboa (Taguspark), à Associação Científica e Tecnológica de S. João da Madeira (Sanjotec) e ao Parque de Ciência e Tecnologia (Avepark). Já na Espanha, os participantes do evento visitaram o Parque de Ciência e Tecnologia de Biscaia, o Parque Tecnológico de Álava e o Parque Tecnológico de San Sebastián.

Durante a missão, o reitor assinou um acordo de cooperação com a Associação Portuguesa de Parques de Ciência e Tecnologia (Tecparques) e se encontrou com o reitor da Universidade do Minho, em Portugal, Antonio M. Cunha, para discutir a ampliação do acordo de cooperação celebrado anteriormente.

Também participaram do evento o pró-reitor de Relações Empresariais e Comunitárias, Paulo André de Camargo Beltrão; representantes da incubadora do Câmpus Cornélio Procópio,Rogério Akihide Ikegami e Luiz Cesar de Oliveira; da incubadora do Câmpus Curitiba, Rosana Mayer e Haniel Kaiser Ribeiro; da incubadora do Câmpus Medianeira, Marlos Wander Grigoleto e Neron Alipio Cortes Berghauser; e da incubadora do Câmpus Ponta Grossa, Eliane Fernandes Pietrovski e Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira.

Parte dos custos da participação da UTFPR na missão foi financiada por um edital do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). O objetivo do edital era acolher projetos para apoio técnico e financeiro às incubadoras, inclusive para capacitação de pessoal. Das cinco incubadoras existentes da UTFPR, quatro submeteram projetos ao edital e foram contempladas com recursos para a missão.

Atualizado em 18/12/2012