Você está aqui: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Reitoria > 2012 > UTFPR tem sete câmpus entre as 12 melhores instituições públicas do Paraná no Exame de 2011

publicado: 24/10/2017 08h25 última modificação: 07/08/2019 14h33

Sete câmpus da UTFPR ficaram entre as 12 melhores colocações, considerando as instituições públicas do Paraná, na pontuação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (22), pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, e pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

O Câmpus Curitiba obteve a melhor pontuação com 655,20 pontos e ficou com o 1º lugar entre as instituições públicas do Paraná e com 92º lugar geral no Brasil. Em seguida, aparece o Câmpus Ponta Grossa com 640,08, ficando na segunda colocação (entre as públicas do Paraná). O Câmpus Pato Branco aparece em quarto com 627,81; Cornélio Procópio em sexto com 610 pontos; seguido do Câmpus Medianeira, em sétimo lugar com 608,9; Campo Mourão em nono com 602,06; e o Câmpus Apucarana em 12° com 562,55.

Vale ressaltar que, no Câmpus Curitiba, 100% dos estudantes prestaram o Enem e que, em todos os câmpus, 50% das vagas no ensino técnico e na graduação são destinadas a estudantes oriundos da rede pública de ensino.

Considerando as 100 melhores escolas do Brasil, a UTFPR é a única instituição pública do Estado a ficar entre estas colocações.

Para o pró-reitor adjunto de Graduação e Educação Profissional, Carlos Henrique Mariano, a boa colocação da UTFPR consagra o trabalho realizado pela instituição nos últimos anos. “O bom desempenho é uma soma da qualidade dos nossos professores e do desempenho dos nossos alunos”, explica o professor.

A média nacional dos cerca de 891 mil alunos da rede pública que fizeram a prova foi de 474,2 pontos, enquanto os quase 247 mil alunos de escolas particulares alcançaram a média de 569,2 pontos.

A metodologia utilizada para calcular os resultados do Enem por Escola leva em conta as escolas com, no mínimo, 10 participantes no Enem e 50% de taxa de participação dos concluintes do ensino médio. Segundo o ministro, o método foi “o mais objetivo possível” e por isso a média final levou em conta somente as quatro provas objetivas.

Cotas

O ministro da Educação aproveitou os dados do Enem para fazer uma projeção com base na lei de cotas sociais e raciais, que entrará em vigor no ano que vem. Ele observou que, do total de 891 mil candidatos da rede pública, os 37,5 mil concluintes do ensino médio com melhor desempenho, que corresponderiam aos 12,5% favorecidos pela lei, alcançaram em 2011 uma média de 630,4 pontos – bem superior à média nacional de 474,2 pontos.

Atualizado em 23/11/2012