FALA MULHER: Mulheres Negras na Universidade
O FALA MULHER de março trabalha com o tema da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres, a partir de uma campanha nacional, promovida pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, intitulada: “Promovendo a Igualdade de Oportunidades: mulheres negras, mercado de trabalho e acesso a direitos”.
_____________________________________
CONVIDADAS DO MÊS DE MARÇO DE 2022
_____________________________________
ALESSANDRA MACHADO-LUNKES
Bacharel em Química pela Universidade de São Paulo, mestra e doutora em Química pela Universidade Federal de Santa Maria. No ano de 2005, concluiu o pós-doutorado no Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Na Universidade Tecnológica Federal do Paraná desde 2008, foi Diretora de Pesquisa e Pós-graduação e Chefe da Estação Experimental de Laboratórios e Unidades de Processamento de Alimentos do Campus de Francisco Beltrão. No momento, está à frente da coordenação do Programa Multicampi de Pós-graduação em Tecnologia de Alimentos - Campi Francisco Beltrão e Londrina (PPGTAL).
CLAUDIA REGINA XAVIER
Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, é licenciada e bacharel em Química, mestra em Química pela Universidade Federal do Paraná e doutora em Ciências Ambientais pela Universidade de Concepción – Chile. Atua como docente no programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da UTFPR e também participou do programa pós-graduação de Formação Científica, Educacional e Tecnológica. É presidente do Conselho de Pesquisa e Pós-graduação, membro do Conselho Universitário e do Conselho de Planejamento e Administração da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e é a atual Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UTFPR.
SANDRA REGINA GALVÃO SEVERGNINI
Psicóloga, especialista em Gestão e Práticas de Recursos Humanos pela PUC-PR, mestra em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina. Atua como psicóloga na UTFPR Apucarana desde 2013, passando pela Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos (COGERH) até meados de 2017, e hoje trabalha no Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (NUAPE).
_____________________________________
PARTICIPANTES DAS SEÇÕES FIXAS DO PROGRAMA
_____________________________________
Música
LENINHA SAUSEN
Professora de LIBRAS e Educação Inclusiva da UTFPR campus Santa Helena. É doutoranda em Educação pela Universidade Nacional de Rosário, na Argentina. Mestra em Promoção da Saúde. Especialista em Tradução e Interpretação PORTUGUÊS/LIBRAS, e com PROLIBRAS no Uso e Ensino de LIBRAS nível superior. É graduada em Teologia e também em Fonoaudiologia. No campus Santa Helena é maestrina do coral inclusivo e presidente da comissão de cultura, além de participar da comissão central de Cultura da UTFPR.
Fala comPAIXÃO
SILVIA AMÉLIA BIM
Professora no Campus Curitiba da UTFPR. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá, mestra em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas e doutora em Ciências - Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É autora dos livros infantis "A vida de Ada Lovelace" e "Ada Lovelace: a condessa curiosa". Faz parte do Comitê Gestor do Programa Meninas Digitais (SBC) e da Comissão de Educação da SBC. Coordena o projeto de extensão TIChers e compõem a coordenação do LAPIC - Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares da UTFPR-CT.
Edutef em 30's
EUNICE LIU
Arquiteta Designer pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, mestra e doutora em Design pela mesma instituição. Professora do Departamento de Design da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, coordenadora do grupo de pesquisa e projeto UTLAB Design. É coordenadora da Editora da UTFPR.
Mulheres e seus escritos
ANA JÚLIA RIBEIRO DA SILVA
5º período do Curso de Letras Português/Inglês - UTFPR Campus Pato Branco
"Estudante do curso de Letras Português/Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, tenho sede de conhecimento, talvez seja por isso que voltei a estudar após uma longa pausa. Confesso que, até pouco tempo atrás, não sabia o que queria. Só sei que estou no rumo certo e hoje ambiciono muitas coisas na área da vida, principalmente na área da educação. Sonho: ser jornalista, bem sucedida e mãe de família. Realidade: é só inverter as relatadas anteriormente."
GISELE EVANGELISTA LUIZ
5º período do Curso de Letras Português/Inglês - UTFPR Campus Pato Branco
"Estudante do curso de Letras Português/Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, adoro arte, música e sou professora de inglês. Amo oque faço, sempre foi uma sonho seguir a área da educação e transmitir conhecimento."
MARIANA MORENO
8º período de Letras Português/Inglês - UTFPR Campus Pato Branco
"Estudante do curso de Letras Português/Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, sou também professora de educação infantil, mas uma das minhas maiores paixões são música e canto, pois acredito que cantar eleva a alma. Escrevo poemas baseados em coisas do cotidiano, pois arte existe para ser vivida".
_____________________________________
MEDIADORAS E ORGANIZADORAS DO PROGRAMA
_____________________________________
MAURINI DE SOUZA
Diretora de Comunicação e Professora da UTFPR, no Mestrado em Linguagens e nos cursos de graduação em Letras e Comunicação Organizacional, é graduada em Letras Português (2003), em Letras Alemão (2000), e em Comunicação Social - Jornalismo (1988) pela UFPR, e mestra e doutora em Letras, também pela UFPR, nas áreas de Estudos Literários e Sociolinguística, respectivamente. Em suas pesquisas, destacam-se trabalhos sobre jornalismo e publicidade (Brasil e Alemanha), teatro político-social (Brecht e Boal), Alemanha da primeira metade do século XX (nazismo, guerras, disputas teóricas nas linguagens artística e jornalística). É a responsável pela ideia e criação do FALA MULHER.
ROSANGELA MARQUEZI
Professora de Literatura na UTFPR, Campus Pato Branco, é graduada em Letras Português/Inglês, mestra em Educação e doutoranda em Desenvolvimento Regional. Nas horas vagas, escreve poemas, crônicas e contos e já participou de diversas coletâneas e antologias no Brasil e também em Portugal. Desenvolve, como resultado de um projeto de extensão, o COLETivizando Ideias, o Clube de Leitura Egéria - Letras Lê Mulheres, e o "Três pra um..." - Canal do Youtube em que indica livros, em até três minutos, para leitura: "Porque nosso tempo é curto, mas o amor pelos livros é infinito!"