TCC 2
Departamento Acadêmico de Ciências Agrárias (DAGRO-PB)
Coordenação do Curso de Agronomia (COAGR-PB)
Curso de Bacharelado em Agronomia
TCC 2, compreende a realização das atividades propostas no TCC 1, bem como a elaboração da monografia, defesa e publicação.
Datas limite definidas pelo Colegiado de Curso
aos que pretendem finalizar o curso no primeiro semestre de 2023
25 de março de 2024
Data limite para solicitação de mudanças de orientador ao Colegiado de Curso
(Clique aqui para ver os procedimentos necessários)
29 de maio de 2023
data limite para defesas
14 de junho de 2024*
Data limite de entrega da versão final do TCC, devidamente corrigido e
de toda a documentação pertinente
*Trabalhos, entregues após essa data, entrarão em lista de espera para apreciação de conformidade e validação.
Cronograma de Atividades do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC 2)
As datas limites são definidas pelo Colegiado de Curso
ATENÇÃO! A perda desses prazos implica na impossibilidade de formatura para o próximo período letivo.
Data de entrega da documentação
Até 15 (quinze) dias antes do término do período letivo vigente, para os que pretendem se formar no início do semestre letivo seguinte.
Aos que pretendem se formar em gabinete, adequar seu calendário aos limites e prazos determinados.
Nota: Toda documentação deverá ser elaborada e assinada via Processo SEI.
Veja em "Procedimentos para Entrega da Monografia" os protocolos a serem seguidos.
Em caso de mudanças nas "Normas" e/ou "Protocolos", o acadêmico é obrigado a adequar-se a essas.
Defesa do TCC
Formação da Banca e definição da data de Defesa
O processo é de inteira responsabilidade do Orientador, em comum acordo com seu orientado. Definição de data, modalidade, membros e horário.
Recomenda-se enfaticamente a defesa da monografia e entrega da documentação antes que o acadêmico saia para o Estágio Supervisionado.
Modelos de apresentação
- Modelo de Apresentação UTFPR (clique aqui!)
Envio da monografia aos avaliadores (Convite)
--1) Verifique corretamente o nome completo dos Membros, Instituição/Programa e Campus/Cidade (o Orientador é o responsável pela veracidade das informações).
--2) Copie o texto do Convite e cole diretamente no corpo do e-mail, envie para todos os membros, com cópia para o
Responsável pelo TCC: pratcc-coagr-pb@utfpr.edu.br (SOMENTE NESTE E-MAIL).
Com os dados desse convite será elaborado o processo SEI de Defesa.
----2.1) Anexe ao convite o PDF de sua monografia
----2.2) Enviar aos membros até 15 dias antes da realização da mesma
----2.3) Anexar os documentos que servirão de base para apreciação/avaliação da apresentação:
--Avaliação da Monografia de Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) pelo Orientador
--Avaliação da Monografia de Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) pelos Membros da Banca
ATENÇÃO! Somente incluir a Avaliação dos membros no processo as avaliações caso ocorra REPROVAÇÃO do acadêmico!
.
--3) Ao convidar membro externo (que não seja Servidor da UTFPR) é necessário o solicitar o Cadastro de usuário externo, no processo SEI, para assinatura eletrônica.
- Após emitidos certificados, cabe ao Orientador enviá-los aos membros externos;
- Alunos de Programas de Pós-Graduação e Pós-Doutorandos da UTFPR também são considerados membros externos;
- As Declarações serão emitidas via SEI (Sistema Eletrônico de Informação) e processadas apenas após o início do semeste letivo subsequente. O Orientador é o responsável pelo envio das declarações aos membros externos.
Documentação para cadastro do Membro Externo
ao Responsável pelo TCC: pratcc-coagr-pb@utfpr.edu.br (SOMENTE NESTE E-MAIL). também:
- Cópia legível do RG ou outro documento oficial com foto;
- Cópia do CPF,
- Cópia do comprovante de residência,
- e-mail pessoal
- preencher, sem assinar, o documento:
- Cadastro de usuário externo (não assinar esse documento)
- Documentos que serão Assinados via SEI:
-- Ata da defesa da Monografia de TCC => Orientador, demais Membros e orientado.
-- Termo de Aprovação da Monografia de TCC - Orientador e demais Membros.
Nota: O Professor Responsável pelo TCC 2 somente assinará após a apreciação de conformidade e validação.
Aval do Orientador de finalização do TCC (via e-mail)
É importante lembrar que, para lançamento da Nota no Sistema Acadêmico, é necessário o aval do Orientador, por e-mail dirigido por ele para o PRA-TCC do Curso de Agronomia <pratcc-coagr-pb@utfpr.edu.br>, atestando que:
Assunto: Conclusão de TCC
"Meu orientado, aluno FulanoDeTal, concluiu sua monografia, realizou todas as adequações necessárias, conforme preconizado por mim e pela Banca Examinadora, e está autorizado a enviar a monografia em definitivo.
Ele deverá, ainda, realizar as adequações, que por ventura sejam necessárias, de conformidade às Normas da ABNT, da UTFPR e em relação à Identidade Visual da Instituição, findo os quais, a nota poderá ser lançada no Sistema Acadêmico."
Entrega ao responsável pelo TCC - apenas via e-mail (aluno)
Após acatadas as adequações solicitadas pela Banca e autorizado pelo Orientador, enviar por e-mail dirigido ao PRA-TCC do Curso de Agronomia <pratcc-coagr-pb@utfpr.edu.br>:
--a) Somente serão aceitos arquivos LaTeX:
1. Link de compartilhamento do Projeto Overleaf , com capacidade de edição LaTeX*.
*Para arquivos LaTeX, pequenas correções (que não sejam conceituais) poderão ser realizadas pelo PRA-TCC.
*o arquivo BibTeX e o PDF-A já se encontram no projeto Overleaf, portanto, nesse caso, não há necessidade de entrega em separado.
2. o mesmo arquivo em formato PDF-A.
--d) Apêndice A - Autorização para Divulgação da Empresa (quando houver) - Processo SEI (solicitar elaboração ao responsável pelo TCC).
Caso em papel: através da docmentação para cadastro da empresa e do responsável legal ou em papel, neste caso, preenchida e assinada - Impressa em 1 via, em envelope lacrado a/c do responsável pelo TCC.
--e) Apêndice B - Termo de Autorização de Uso de Imagem, Voz e Dados Digitais e Respectiva Cessão de Direitos (quando houver) - Processo SEI (solicitar elaboração ao responsável pelo TCC).
Nota:
A Biblioteca não aceita quaisquer documentos com informações conflitantes, incompreensíveis/duvidosas ou com rasuras.
Aos que desenvolveram o TCC em empresa
- Processo de formalização para realização de atividades de TCC
- Acordo de cooperação
- Termo de compromisso
> Formulário Padrão
> Plano de Trabalho
DEVE SER FORMALIZADO ANTES DE INICIAREM AS ATIVIDADES NA EMPRESA
ATENÇÃO! Procurar a GEREC caso se enquadre nessa situação.
- O Termo de Compromisso para Realização de TCC em empresa deve ser entregue (4 vias).
- Para os TCCs que possuam informações obtidas junto à empresas, deve ser preenchido o Termo de Autorização para Divulgação de Informações de Empresas, conforme modelo do Apêndice C da Instrução Normativa 01/2011 (clique aqui para acessar).
- Os documentos disponibilizados por empresas que fizerem parte da monografia deverão possuir a indicação: CÓPIA - PROIBIDO O USO SEM FINS ACADÊMICOS, conforme Instrução Normativa Conjunta 01/2011.
#) Informações complementares da entrega de documentação
+ Para quaisquer assuntos relacionados ao TCC 2, inclusive entrega, quando necessário, atendimento via Google Meet será preciso agendamento prévio.
+ NÃO SERÃO ACEITOS DOCUMENTOS POR ESCANINHO OU SERVIÇO DE ENTREGA, exceto Termo de Autorização da Empresa, o qual também pode ser realizado via SEI.
+ Não serão aceitas monografias que não atenderem à ABNT, sendo portanto recusadas as que se enquadrarem nesse caso até que os problemas sejam sanados.
#) do Lançamento de Notas de TCC
+ Após entrega de toda a documentação e assinaturas pertinentes, a nota será lançada, ficando o acadêmico liberado para estágio ou formatura.
+ O fechamento da turma apenas ocorrerá ao término do semestre. Após início do próximo semestre letivo serão emitidas as declarações.
#) dos Procedimentos para Defesa do TCC
+ Leia atentamente as instruções para Defesa, como é um procedimento novo, várias falhas podem ocorrer. Lembre-se que é sua monografia que está sendo avaliada!
+ Quanto aos dados da documentação, ela deve ser preenchida e enviada ao Orientador, pois ele é o responsável por preencher/adequar o processo de defesa no SEI (Criado pelo PRA-TCC quando do envio do convite), portanto, recomenda-se que:
a) atualize seus dados no Sistema Acadêmico - Portal do Aluno,
Falta de Dados como data de expedição, órgão expedidor, ... impedem seu cadastro no SEI,
b) caso o membro exteno for aluno de pós-graduação ou ex-aluno da UTFPR, também deverá atualizar seus dados no Sistema Acadêmico - Portal do Aluno,
OBS.: caso não consiga realizar essas alterações, enviar e-mail ao DERAC-PB <derac-pb@utfpr.edu.br >, com cópia legível do RG e CPF, solicitando a atualização des dados.
c) preencha eletronicamente os dados na documentação (verifique várias vezes o nome dos membros),
c) envie por e-mail para seu Orientador,
d) o Orientador irá mediar, junto ao Responsável pelo TCC as adequações do processo no SEI, bem como preencher os documentos e enviar a documentação do Coorientador externo e dos demais Membros externos,
e) durante ou logo após a Defesa, o Orientador complementa as informações da documentação no SEI, quando então irá preencher a nota final, observações, etc..., assina e envia aos interessados para assinatura.
LEMBRE-SE: desde 09 de julho de 2020 o ORIENTADO ASSINA a Ata de Defesa, para comprovar ciência de suas obrigações e prazos.
f) Se o aluno for aprovado, o Orientador e os demais Membros da Banca Examinadora assinam o Termo de Aprovação.
O aluno não é membro, portanto, JAMAIS assina o Termo.
+IMPORTANTE: Se houver mudança de título, tanto a Ata quanto o Termo de Aprovação devem ser preenchidos com esse NOVO título e SOMENTE APÓS, assinados pelos interessados.
+ Fazer as correções sugeridas pela Banca e verificar com seu Orientador se está tudo certo.
+ Quando tudo estiver 0k, enviar ao Responsável pelo TCC, por e-mail, a monografia editáveL, O PDF e o arquivo BibTeX.
+ Para quem tem restrição PARCIAL ou TOTAL, no e-mail de entrega da monografia deve informar o motivo da restrição e até quando (dia/mês/ano) a mesma deve ser restrita (o prazo máximo é de 18 meses após a defesa). Lembre-se que o Resumo e o Abstact sempre serão publicados!
Caso não receba nenhuma informação, entender-se-á que não há restrição.
+ O Autorização para Divulgação da Empresa deve, preferencialmente ser elaborado através de processo SEI, entretanto, caso desejar em papel, o mesmo deve ser prenchido de forma digital, impresso, assinado, autenticado e entregue ao Responsável pelo TCC (O original deve ser arquivado no Departamento).
+ Atenção! orientado assina, via SEI, a Ata de Defesa.
+ A criação e entrega de Banco de Referências BibTeX (codificação UTF-8),, bem como sua compilação e uso das referências compiladas na monografia é OBRIGATÓRIA desde 2016, podendo ser edição direta via LaTeX e/ou com o uso de gerenciadores: JabRef (Padrão do Departamento/Curso de Agronomia), Mendeley, ..., Zotero (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - ABNT ( autoria abreviada) ).
+ Conforme a UTFPR Sistema de Biblioteca, o padrão para monografias para Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado é o nome ABREVIADO dos autores (Sobrenome, N. N.).
+ Faça a base de dados de monografias no JabRef, preferencialmente, ou no Mendeley, tomando o cuidado de incluir o nome dos autores, começando pelo Sobrenome vírgula demais nomes (apenas a primeira letra em maiúscula), separados por and entre um autor e outro no JabRef ou dupla entrada no Mendeley.
Lista de controle (checklist) de documentos para entrega
--a) Monografia
Editada em LaTeX
( ) PDF da monografia, formato 1A, com data e nome dos membros da Banca na folha de aprovação, sem assinaturas;
( ) Quando edição LaTeX no Overleaf, disponibilizar o link, com capacidade de edição ( "Compartilhar" ou "Ligar compartilhamento de Link") e enviar para pratcc-coagr-pb@utfpr.edu.br. O professor responsável pelo TCC fará a conferência e download dos arquivos, incluindo o arquivo BibTeX.
( ) Quando edição LaTeX instalado no computador: enviar, ao responsável pelo TCC, o Projeto com todas as pastas e arquivos capazes de permitir a edição e finalização da monografia, incluindo o arquivo BibTeX.
( ) Quando figurar DOI ou URL é obrigatório incluir a entrada URLACCESSDATE (dd mmm. aaaa).
( ) A partir do segundo semestre de 2023 á obrigatório ELIMINAR as entradas SHORTTITLE e ABSTRACT, pois dificultam a validação e tem causado inconsistências.
( ) O uso do grifo "\textbf{}", em quaisquer entradas do arquivo BibTeX é PROIBIDO, em sua ocorrência, a monografia não será recebida por parte do PRA-TCC.
--b) Restrição de publicação
( ) Caso necessário, o ORIENTADOR deve enviar por e-mail, ao Responsável pelo TCC, o motivo da restrição e até que data (dia, mês e ano) esta restrição deve perdurar. Pela Norma da UTFPR, o tempo máximo é de 18 meses a contar da data de defesa. Lembre-se que título e resumo serão publicados (por força de Lei).
--c) Autorização para Divulgação da Empresa preenchida e assinada
( ) Via Processo SEI
ou
( ) Impressa em 1 via original, ( ) com carimbo (CNPJ) e ( ) assinatura do Responsável Legal da empresa
( ) cópia escaneada em formato PDF
Redação da monografia
+ É MANDATÓRIO o uso de templates do Repositório da Biblioteca:
LaTeX
=> recomendamos enfaticamente o uso do LaTeX, editado na plataforma Overleaf*
*tempo médio (por acadêmico) de adequações necessárias, após a entrega, menor que duas horas de edição.
1) Primeiro deve acessar sua conta Overleaf;
2) depois, clicar no link do modelo: LaTeX - Template de Monografia em LaTeX (Personalização para o Curso de Agronomia);
3) Ao abrir o projeto, vá para a raiz do Overleaf e faça uma cópia, com o nome "TCC-Seu-Nome-Completo" (sem espaços ou acentos);
O template da Biblioteca possui capítulos separados. Como os mesmos contém vários exemplos, nessa personalização para o Curso de Agronomia, foram adicionados novos arquivos, nos quais seu conteúdo deve ser inserido, basta copiar do projeto** e inserir no arquivo do capítulo correspondente (cap-aa-introducao, cap-ab-referencial.tex, cap-ac-materiais.tex, cap-ad-resultados.tex, cap-ae-conclusoes.tex e cap-af-consideracoes.tex).
As informações de autoria devem ser realizadas no arquivo variaveis.tex
O Banco de referências deve ser adicionado/editado no arquivo main.bib
(O editor padrão é o JabRef)
... ele contém vários exemplos e formas de correção de algumas falhas que ocorrem no template.
...quando figurar DOI ou URL é obrigatório incluir a entrada URLACCESSDATE (dd mmm. aaaa)
* Problemas de inconsistências:
= A partir do segundo semestre de 2023 á obrigatório ELIMINAR as entradas SHORTTITLE e ABSTRACT, pois dificultam a validação. = O uso do grifo "\textbf{}", em quaisquer entradas do arquivo BibTeX é PROIBIDO, em sua ocorrência, a monografia não será recebida por parte do PRA-TCC.
** os templates são atualizados constantemente, jamais use o mesmo projeto para TCC1 e TCC2!
Apoio à edição LaTeX
O "Guia rápido LaTeX: para orientadores" (PDF), desenvolvido pelo Prof. Jorge Jamhour em 2022, visa facilitar o uso dos templates LaTeX.
Vídeos de apoio à edição LaTeX
Playlists
1 - Como migrar a monografia do Office para LaTeX (Ver playlist completa)
2 - Monografias (Ver playlist completa)
Vídeos
1.1. Como adequar as informações de autoria: arquivo variaveis.tex
1.2. Como migrar o conteúdo da monografia Office para LaTeX
1.3. Conversão online de tabelas Office para LaTeX usando o TablesGenerator
1.4. Exportar figuras do Office e sua inclusão no projeto LaTeX
1.5. Como elaborar um título de monografia levando em conta as palavras-chave e termo tópico
2.1. Referências BibTeX: introdução
2.2. JabRef: Gerenciador de Referências BibTeX
2.3. Conversão de tabelas do editor de texto Office para PDF para uso no LaTeX
2.4. Editando no Overleaf com o formato RichText (em breve...)
.
Informações quanto aos outros formatos
LibreOffice
Para edição exclusivamente em LibreOffice foi elaborado uma personalização para o Curso de Agronomia, com base no modelo desenvolvido desde 1999 pelo Prof. Jamhour, acrescido de exemplos e formatações do modelo disponibilizado pela Biblioteca até dezembro de 2022 (desde então, ESSE MODELO ESTÁ DESATUALIZADO e jamais deve ser utilizado).
M$Office - Não recomendado! Tem gerado muitos problemas! jamais elaborar ascunhos sobre esse templete.
Palavras-Chave - Termo Tópico (Clique aqui!)
- Desde 2016, palavras-chave para caracterização da monografia e do Resumo devem ser Termo-tópico: Buscar (pelo menos quatro) na Biblioteca Nacional. Clique na primeira aba (Acervo) e escolha Autoridades e na segunda aba escolha "Termo-tópico". As traduções para serem usadas no Abstract também podem ser obtidas na página do termo encontrado. Como o site muda constantemente, caso o link esteja quebrado, faça a busca por: Sofia web, Biblioteca Nacional.
AGRADECIMENTOS - item obrigatório:
a) Aos que receberam financiamento/fomento
- Os trabalhos que receberam fomento da UTFPR ou de outra agência de fomento, a exemplo de CAPES, CNPq, Fundação Araucária, tem que mencionar no último parágrafo dos Agradecimentos, sob risco de sofrer as sansões legais:
- o nome da agência,
- o número do financiamento.
b) Aos que tiveram apoio de laboratórios
- Os trabalhos que receberam apoio de laboratórios da UTFPR, a exemplo do LABSOLOS, LABZOO, tem que mencionar nos últimos parágrafos dos Agradecimentos.
- Aos laboratórios abaixo descriminados, usar os textos padronizados:
- Laboratório de Solos: "Agradecemos ao LABSOLOS pelo auxílio na construção do conhecimento e nas análises efetuadas para esse trabalho."
- Laboratório de Entomologia: "Agradecemos ao Laboratório de Entomologia, Zoologia e Apicultura pelo auxílio na construção do conhecimento e na disponibilidade de acesso aos equipamentos e à Coleção Entomológica Prof. Dr. Sebatião Laroca para esse trabalho."
c) Aos que prestaram serviços especializados
- "À Professora Betania Brum de Bortoli pelas análises estatísticas e elaboração de gráficos e tabelas.", neste caso também é necessário citação dos itens usados/adaptados na referência, a base de dados BibTeX deve ser elaborada usando a entrada "unpublished".
- "Ao Professor Jorge Jamhour, pelas orientaçãoes pessoais prestadas na editoração do trabalho."
Dúvidas Frequentes
- FAQ-Agronomia
- Se tiver dúvidas durante o processo de submissão ou edição de sua monografia, antes, verifique no FAQ-Agronomia, se sua pergunta já foi respondida.
- As monografias dos TCCs de semestres anteriores podem ser acessadas por meio do repositório de trabalhos acadêmicos da UTFPR, disponível no ROCA ou no RIUT.
Documentos
- LaTeX - Template de Monografia em LaTeX (Personalização para o Curso de Agronomia)
- Autorização para Divulgação da Empresa - preenchida e assinada - Impressa em 1 via
- Convite Banca TCC 2 - copiar o conteúdo e incluí-lo no corpo do e-mail
- Avaliação da Monografia pelo Orientador - apenas como base para composição da nota.
- Avaliação da Monografia pelos Membros da Banca - apenas como base para composição da nota.
- Modelo de Apresentação
- Cadastro de usuário externo
- Palavras-Chave: como encontrar o Termo-Tópico
- Consulta às Normas da ABNT via Biblioteca da UTFPR
- Arquivo base no qual serão inseridos os dados de referência da monografia: arquivo main.bib (Botão direito, salvar link como)
- "Guia rápido LaTeX: para orientadores
Normas referentes ao TCC
- Instrução Normativa 3 de 23/03/2022 (Boletim de Serviço Eletrônico) - Dispõe sobre as diretrizes para orientação, execução, elaboração, avaliação e entrega dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), para o Curso de Agronomia da UTFPR Campus Pato Branco.
- Regulamento de TCC (Graduação) da UTFPR
- Instrução Normativa 01/13 - PROGRAD de 19/04/2013
- Instrução Normativa 02/08 - PROGRAD de 31/10/2008 - Normas gerais da UTFPR
- Procedimento de Entrega - Graduação
- Ofício Circular no 1/2020 - PROGRAD - Torna obrigatório o processo de entrega do TCC via SEI
- Procedimentos para o processo de Defesa de Monografias de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para o Curso de Agronomia da UTFPR
Links inerentes ao processo de TCC
- Overleaf, Editor científico colaborativo LaTeX Online (TEX-PDF/A)
- JabRef - gerenciador de referências em base BibTeX
- Zotero - gerenciador de referências em base XmL
- LibreOffice - editor Office (ODT)
- ROCA - repositório de produções da UTFPR
- RIUT - repositório de produções da UTFPR
Procedimentos SEI
Mudança de Orientação de TCC
Conforme as Normas do TCC, o acadêmico procura seu novo Orientador, em seguida, elaboram em conjunto a Nova Proposta de TCC, conforme as disposições do TCC 1, sobre o template LaTeX.
Ao finalizar essa proposta, o Novo Orientador elabora um Ofício ao Colegiado de Curso, dentro do Processo SEI de Defesa do acadêmico, solicitando a alteração, novo Orientador e acadêmico assinam o ofício.
Em seguida, envia por e-mail ao Presidente do Colegiado, na pessoa do Coordenador de Curso (Coordenação de Agronomia <coagr-pb@utfpr.edu.br>), a proposta em PDF, informando da intenção de mudança e o número do Processo SEI.
Após receber a proposta, um professor será designado, como RELATOR, para analisar a proposta, sugerir alterações e adequações.
Em nova reunião o relator apresenta seu parecer e o Colegiado vota pela aprovação ou não da referida proposta.
Tendo sido aprovada, pode-se iniciar o TCC 2. Lembre-se que as sugestões do Relator são mandatórias e devem ser incorporadas ao desenvolvimento de TCC.
CABE AO ORIENTADOR
Processo SEI de TCC do acadêmico, localizado no Bloco Interno n. 146560 (DAGRO-PB) TCC1-Processos iniciados: Graduação: Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso TCC1 - Nome do Aluno
Neste:
1) elaborar um ofício ao Colegiado do Curso de Agronomia, informando da disponibilidade e título do Novo projeto.
2) anexar o novo projeto (em formato PDF-A, por força de Lei).
3) enviar e-mail à COAGR-PB informando o número do processo e motivo.
4) enviar o processo à COAGR-PB para os devidos encaminhamentos.
CABE AO COLEGIADO
Ao receber o processo:
1) designar um membro para análise do projeto e suas inferências.
2) Após apreciação, incluir no processo do acadêmico o parecer do Colegiado.
3) A COAGR-PB envia o processo ao DAGRO-PB.
Responsável pelo Trabalho de Conclusão de Curso (TCC 2)
Prof. Dr. Jorge Jamhour (INTERINO)
pratcc-coagr-pb@utfpr.edu.br (E-MAIL)
Horário de atendimento
terça-feira – das 09:10 às 10:00
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