Você está aqui: Página Inicial > Agenda > Defesa de TCC: Isabelle Akemi Mochizuki
conteúdo

Defesa de TCC: Isabelle Akemi Mochizuki

por portal-comat-td publicado 26/06/2023 22h09, última modificação 26/06/2023 22h09
Game Design de um Jogo de Frações para estudantes com Transtorno do Espectro Autista
Quando
30/06/2023
de 19h00 até 20h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Sala C-105 (LIFE)
Adicionar evento ao calendário
iCal

Aluna: Isabelle Akemi Mochizuki

Título: Game Design de um Jogo de Frações para estudantes com Transtorno do Espectro Autista

Data e horário:  30/06/2023 às 19h

Sala: C-105 (LIFE)

Orientador:  Renato Francisco Merli

Resumo: Este trabalho tem como objetivo auxiliar no aprendizado de frações por alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) através da utilização de jogos pedagógicos. A pesquisa foi embasada em estudos e análises de materiais disponíveis em plataformas acadêmicas como o Google Acadêmico, a Plataforma Sucupira e as Bases de Teses e Dissertações da CAPES. Foram realizadas investigações sobre o ensino inclusivo, o ensino de frações e o uso de jogos pedagógicos no ensino de matemática. Também foram explorados conceitos relacionados ao Design Instrucional e ao Design de games, visando criar uma experiência imersiva com desafios, metas e objetivos. Com base nos resultados dessas pesquisas, foi desenvolvido um Game Design Document (GDD) para o jogo intitulado “Fracionando a Vida”, que aborda as cinco representações da fração: como número, como medida, como parte-todo, como quociente e como operador multiplicativo. O jogo é direcionado aos alunos autistas do 6º ano do ensino fundamental, conforme as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular do Paraná (RCP), com o objetivo de desenvolver o raciocínio matemático e potencializar as habilidades e competências dos alunos, considerando as áreas emocionais, cognitivas, motoras e comunicativas. O uso de Tecnologia Assistiva (TA), com destaque para a Tecnologia Assistiva Digital (TAD), foi aplicado para proporcionar uma experiência de aprendizado divertida e dinâmica aos alunos.