Você está aqui: Página Inicial > Agenda > Defesa de TCC - James Zimmermann
conteúdo

Defesa de TCC - James Zimmermann

por portal-comat-td publicado 30/11/2023 13h23, última modificação 30/11/2023 13h25
A relação professor e aluno na EJA: como este tema é abordado nos artigos?
Quando
01/12/2023
de 15h00 até 16h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Sala C-105 (LIFE)
Adicionar evento ao calendário
iCal

Aluno: James Zimmermann

Título: A relação professor e aluno na EJA: como este tema é abordado nos artigos?

Data e horário:  01/12/2023 às 15h

Sala: C-105 (LIFE)

Orientador:  Dra. Vanessa Largo Andrade

Resumo: Este ensaio tem por objetivo geral analisar a abordagem, em artigos bibliográficos, na área de Educação Matemática, da relação professor e aluno nas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A coleta dos dados – artigos, foi realizada via plataformas virtuais, com enfoque nos termos EJA, Matemática e relação professor e aluno. Os resumos dos artigos resultantes das buscas foram lidos, e sete foram selecionados para comporem este estudo. Estes artigos, por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) foram organizados, analisados e categorizados por tipos de relações: relação tradicional, relação baseada no diálogo, relação de empatia e afetividade e relação disfuncional. Após a análise, concluiu-se que a relação tradicional apresentou uma certa convergência entre as pesquisas. Já a relação baseada no diálogo é considerada por vários autores como essencial no processo de ensino e aprendizagem, justamente por possibilitar a liberdade de questionar e aproximar o aluno do conhecimento. Por sua vez, a relação de empatia e afetividade exige que o professor reconheça as dificuldades dos alunos e possibilite que eles se sintam parte do processo. De forma geral, concluiu-se que o ideal é buscar uma relação de diálogo com empatia e afetividade, visando a efetividade do processo de ensino aprendizagem em todos os momentos da vida escolar, especialmente para o aluno do EJA.