Defesa de TCC: Mateus Beltramin
- https://antigo.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/graduacao/toledo/td-licenciatura-em-matematica/agenda/defesa-de-tcc-mateus-beltramin
- Defesa de TCC: Mateus Beltramin
- 2023-07-07T20:30:00-03:00
- 2023-07-07T21:30:00-03:00
- Proposta de sequência didática para o ensino de série de pagamentos e recebimentos periódicos e uniformes
- Quando
-
07/07/2023 de 20h30 até 21h30(America/Sao_Paulo / UTC-300)
- Onde
- Sala C-105 (LIFE)
- Adicionar evento ao calendário
- iCal
Aluno: Mateus Beltramin
Título: Proposta de sequência didática para o ensino de série de pagamentos e recebimentos periódicos e uniformes
Data e horário: 07/07/2023 às 20h30min
Sala: C-105 (LIFE)
Orientador: Ivan José Coser
Resumo: A elaboração do presente trabalho, foi motivada pela necessidade cada vez maior que as pessoas têm, de gerenciar com eficiência suas finanças no âmbito pessoal. Além disso, o crescente desenvolvimento tecnológico, permite que lojas, bancos e outras instituições realizem negociações via sites e por meio de diferentes aplicativos, para com isso, ampliar e agilizar seu atendimento. Dessa forma é importante que as pessoas tenham conhecimentos básicos da área financeira e habilidade para utilizar diferentes recursos tecnológicos que permitam uma tomada de decisão de forma rápida e segura no momento que se pretende adquirir algum tipo de produto ou serviço. Diante dessa necessidade, foi elaborada uma proposta de sequência didática para o ensino de séries de pagamentos e/ou recebimentos periódicos e uniformes que objetiva auxiliar o trabalho dos professores junto aos estudantes do Ensino Médio nesse processo de educação financeira dos cidadãos. A partir do conceito de progressão geométrica foi possível demonstrar alguns resultados que envolvem os termos de uma série de pagamentos e/ou recebimentos. As atividades propostas na sequência didática, foram elaboradas de forma sequencial buscando aproveitar o conhecimento prévio que o estudante possui a respeito de cada tema, associando na medida do possível com situações do nosso cotidiano, para com isso, permitir ao estudante visualizar sua aplicação em problemas reais.