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Defesa de Dissertação

por profmat-pb publicado 09/11/2020 10h03, última modificação 18/08/2022 11h06

ATENÇÃO: A PARTIR DE 01/10/2020, POR ORIENTAÇÃO DA PROPPG, TODAS AS BANCAS DEVEM SER MARCADAS NO SISTEMA ACADÊMICO. SIGA AS INSTRUÇÕES DOS DOCUMENTOS ABAIXO:

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROPPG/UTFPR nº 13, de 09 de março de 2022Estabelece normas e procedimentos operacionais para o depósito de versões finais de Trabalhos de Pesquisa produzidas nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da UTFPR nas Bibliotecas para a disponibilização no Repositório Institucional da UTFPR (RIUT).

 

NOVIDADE EM 22/03/2022:

Modelos para normalização de trabalhos acadêmicos

Considerando a Resolução Conjunta COPPG/COGEP nº 01/2021, de 10 de novembro de 2021, que dispõe sobre a Política de licenciamento das versões finais dos Trabalhos de Conclusão de Curso da Graduação (TCC) e dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (dissertações e teses), bem como dos produtos educacionais e tecnológicos a elas vinculados, produzidas no âmbito da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, e a Instrução Normativa PROGRAD/UTFPR Nº 8, de  26 de novembro de 2021, que estabelece normas e procedimentos operacionais para o depósito de versões finais de Trabalhos de Conclusão de Cursos de Graduação (TCC) da UTFPR nas Bibliotecas para a disponibilização no Repositório Institucional da UTFPR (RIUT), disponibilizamos na página da biblioteca (http://portal.utfpr.edu.br/biblioteca/trabalhos-academicos), modelos para normalização de trabalhos acadêmicos que incluem a licença Creative Commons.

Importante!

  • À aplicação adequada das normas de apresentação de trabalho acadêmico vigentes na UTFPR. 
  • Os dados constantes no arquivo (autor, orientador, coorientador, membros da banca, título, data de defesa) devem ser idênticos aos disponíveis na área “Marcação/Resultado de Defesa” do Sistema Acadêmico Stricto Sensu da UTFPR. Tais dados devem estar presentes na versão final e no produto.
  • A Folha de Rosto deve seguir o modelo utilizado na UTFPR, que inclui o título em outro idioma, sendo o inglês quando o texto for redigido em português ou o português quanto o texto for em outro idioma, e, a licença Creative Commons regulamentada pelo Programa de Pós-Graduação.
  • A Folha de Aprovação disponível na versão final de dissertações e teses deve ser emitida pelo Sistema Acadêmico e não deve conter assinaturas ou rubricas.
  • Os trabalhos que receberam fomento da UTFPR ou de qualquer agência de fomento, a exemplo de CAPES, CNPq, Fundação Araucária, devem mencionar no último parágrafo dos Agradecimentos o nome da agência, bem como o número do financiamento.
  • Para as dissertações ou teses que possuam informações obtidas junto à empresas/organizações/instituições públicas ou privadas, incluindo a própria UTFPR, deve ser preenchido o Termo de Autorização para Divulgação de Informações de Empresas, que deve ser assinado pelo dirigente máximo, ou o respectivo responsável pelo plano de trabalho, ou a quem for delegada essa responsabilidade na empresa/organização/instituição. O documento original ficará sob a responsabilidade do autor do trabalho a quem compete a apresentação de provas em caso judicial e terá cópia digitalizada anexada pelo orientador no Sistema Acadêmico no momento do trâmite do trabalho.
  • Caso a versão final do trabalho e do produto educacional e tecnológico que a acompanha inclua imagens de pessoas, voz de pessoas, ou dados digitais, todos os envolvidos devem preencher e assinar o Termo de Autorização de Uso de Imagem, Voz e Dados Digitais e Respectiva Cessão de Direitos. O documento original ficará sob a responsabilidade do autor do trabalho a quem compete a apresentação de provas em caso judicial e terá cópia digitalizada anexada pelo orientador no Sistema Acadêmico no momento do trâmite do trabalho.

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Suélem Belmudes Cardoso
Coordenadora do Repositório Institucional da UTFPR (RIUT)
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/
 Orientações para entrega de TCC's/Dissertações
Orientações da Coordenadora do Repositório Institucional da UTFPR (RIUT), Emanuelle Torino:
As orientações para a entrega de TCCs foram atualizadas na página da Biblioteca, na área 'Trabalhos Acadêmicos'. 
Na página, considerando as especificidades, as orientações são direcionadas a discentes e docentes e, em cada categoria, os procedimentos estão divididos em graduação, especialização, mestrado e doutorado.