DIRPPG - Apucarana
A Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação tem como missão coordenar, estimular e supervisionar as atividades de pesquisa e de pós-graduação desenvolvidas no Câmpus Apucarana, de acordo com as políticas definidas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
Diretoria
Diretor: Prof. Dr. Thiago Gentil Ramires
Diretora-Adjunta: Profa. Dra. Milena Martins Andrade
Assessorias
Pós-Graduação Lato Sensu: Prof. Dr. Luiz Fernando Carvalho
Equipe Técnica
Secretaria DIRPPG:
Maria Aparecida dos Santos e Helton Vinícius de Arruda Soato
Contatos
Redes Sociais
DIRPPG
(43) 3162 -1291 - DIRETOR
E-mail: dirppg-ap@utfpr.edu.br
Horário de atendimento: 8h às 12h e das 13h às 17h.
Secretaria Pós-Graduação Stricto Sensu
(43) 3162 -1293 / 1290
E-mail: secretariapos-ap@utfpr.edu.br
Horário de atendimento: 8h às 11h00min e das 12h00min às 17h.
_________________________________________________________________________________________________________________________
Seguem alguns links úteis relacionados a pesquisa e pós-graduação
- Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
- Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação
- Editais PROPPG
- Editais DIRPPG-AP
- Programa de Iniciação Científica
- Plataforma Sucupira
Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu
O Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental visa à formação de profissionais qualificados para o exercício das atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento, bem como aquelas relacionadas à produção de conhecimentos científico e tecnológico sobre problemas ambientais nos compartimentos água, ar e solo. O Programa oferece quatro Linhas de Pesquisa: (1) Monitoramento Ambiental; (2) Poluição do Ar e Processos Atmosféricos; (3) Saneamento Ambiental e (4) Tecnologias Ambientais.
O Curso de Mestrado em Engenharia Química da UTFPR do Câmpus Apucarana tem como objetivo geral promover o aprimoramento científico de diplomados em cursos de graduação nas áreas da Engenharia Química, Química, Tecnologias, Engenharias e áreas afins, visando à formação de docentes, pesquisadores e profissionais altamente qualificados a realizar pesquisas que contribuam para o desenvolvimento, aperfeiçoamento e avaliação sistemática de processos e produtos que possam ser aplicados diretamente no desenvolvimento da região. O programa possui duas linhas de pesquisa Engenharia de Bioprocessos e Engenharia de Processos de Separação.
Linhas de pesquisa: Nanomateriais / Fluídos Complexos / Cerâmicas porosas e compostas / Polímeros biodegradável, biopolímeros
Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu
REGULAMENTO, Legislação, Documentos e Orientações LATO SENSU
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA FUNTEF-PR
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia Digital e Tecnologia BIM
Especialização Lato Sensu em Engenharia Digital e Tecnologia BIM tem como objetivo aprimorar os recursos na área de Engenharia Civil, Arquitetura e áreas afins, de forma a melhorar o desempenho desses profissionais no mercado da construção civil, atendendo os constantes avanços das tecnologias digitais. Pretende-se, também, capacitar profissionais com condições técnicas que lhes permitam contribuir decisivamente nas fases de projeto, planejamento, implantação, utilização e manutenção de obras de engenharia, com o intuito principal de utilizar o processo BIM (Modelagem da Informação da Construção), de forma a obter melhorias na qualidade do ambiente construído e redução no impacto que todas as etapas da construção civil causam ao meio ambiente.
Grupos de Pesquisa
PROCEDIMENTOS PARA CRIAÇÃO:
1) Devem ser atendidas as diretrizes estabelecidas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) para a criação de um grupo de pesquisa na UTFPR.
2) Não deve haver grupo de pesquisa de caráter similar já cadastrado na UTFPR Campus Apucarana(vide relação no final desta página).
3) Atendidos os passos 1 e 2, encaminhar por e-mail para a DIRPPG as seguintes informações sobre o grupo que pretende cadastrar:
- Nome do grupo:
- Líder(es):
- Qual dos critérios a seguir respalda o cadastramento do(s) líder(es)? Um critério apenas já é suficiente:
( ) Ser bolsista produtividade do CNPq;
( ) Ser pesquisador vinculado a pelo menos um programa de pós-graduação stricto sensu da UTFPR;
( ) Ser doutor e estar vinculado formalmente a projeto de elaboração de um futuro programa de pós-graduação stricto-sensu;
( ) Ser doutor ou mestre e ter projeto de pesquisa ou de extensão – inclusive PIBIC, PIBITI, Ações Afirmativas, etc. – aprovado nos últimos cinco anos na Instituição;
( ) Ser formalmente indicado por Departamento Acadêmico ou Coordenação de Curso para a constituição de grupo emergente com finalidade específica de pesquisa ligada a esta unidade acadêmica. Anexar o documento ao pedido de cadastramento do grupo.
- Área de conhecimento predominante:
- Número estimado de pesquisadores que participarão deste grupo:
- Número estimado de estudantes que participarão deste grupo:
- Objetivos gerais do grupo:
- Linhas de pesquisa:
4) A DIRPPG solicita à PROPPG o cadastramento junto ao CNPq do(s) líder(es) do grupo de pesquisa. OBS: o(s) líder(es) de grupo de pesquisa precisa(m) necessariamente fazer parte do quadro permanente de servidores da instituição.
5) Após o cadastramento, o primeiro líder preenche as informações do grupo na página http://dgp.cnpq.br/dgp e envia os dados ao CNPq para certificação pela instituição. IMPORTANTE:
- O preenchimento das informações sobre o grupo deve ser o mais completo possível (informações de estudantes, laboratórios, técnicos, lista de equipamentos, linhas de pesquisas, pesquisadores, egressos, e outras).
- Para grupos recém-estruturados o campo "Repercussões dos trabalhos do grupo" deve ser preenchido com uma descrição sucinta dos principais objetivos do grupo (repercussões esperadas do grupo). O conteúdo deste campo deve ser alterado pelo líder na medida em que ocorra a maturação das pesquisas, passando a indicar projetos aprovados em editais, eventos organizados e publicações relevantes decorrentes das pesquisas.
- Utilizar, preferencialmente, endereços e e-mails institucionais.
- A DIRPPG deve ser informada por e-mail sobre a conclusão desta etapa, anexando o link referente ao espelho das informações do grupo, caso contrário o grupo permanecerá com o status "aguardando certificação pela instituição".
6) A DIRPPG verifica as informações, indica eventuais necessidades de ajuste e, quando todas as pendências estiverem resolvidas a DIRPPG solicita que a PROPPG realize a certificação do grupo pela instituição.
OBSERVAÇÕES ADICIONAIS:
- Caso um líder já cadastrado resolva criar um novo grupo de pesquisa ou decida transmitir a outro pesquisador a liderança de um grupo previamente certificado pela instituição, o processo de certificação passa necessariamente pela revisão das informações pela DIRPPG. Portanto, após o envio das informações ao CNPq deve ser encaminhado e-mail para dirppg-ap@utfpr.edu.br, solicitando a certificação, tendo na mensagem o link da página que espelha as informações do grupo.
- Caso, futuramente, o(a) líder resolva alterar o nome do grupo de pesquisa ou mesmo excluir o grupo, a DIRPPG deve ser comunicada para que atualize essa informação na página com os Grupos de Pesquisa. Após enviar os dados do grupo ao CNPq com o nome do grupo alterado, basta encaminhar um e-mail para a DIRPPG informando que ocorreu essa alteração, colocando na mensagem o link da página espelho do grupo.
No caso de dúvidas favor entrar em contato com a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
Atualmente são 34 os grupos de pesquisa certificados pela UTFPR Campus Apucarana. Segue a listagem abaixo: