Você está aqui: Página Inicial > Internacional > Mobilidade > Dupla Diplomação > Dupla diplomação no IPB > Convalidação e diplomas

Convalidação e diplomas

publicado 30/07/2019 09h35, última modificação 30/07/2019 14h27

Convalidação

Ao término de seus estudos, você deverá requerer a convalidação das disciplinas cursadas, na Secretaria Acadêmica de seu câmpus. O processo será encaminhado à coordenação do curso, que fará o lançamento no sistema em conformidade com o que foi acordado no programa. Se você cumpriu estritamente o contrato de estudos aprovado e não deixou nenhuma pendência anterior à sua ida para o IPB, sua situação no sistema mudará para "formado" e você poderá participar da colação de grau.

Diploma de mestrado do IPB

Apenas após a colação de grau você poderá requerer o diploma do mestrado do IPB. Para isso, deve preencher o formulário específico e anexar:

• Histórico completo (em que consta o CR final e a data da colação de grau)
  • Diploma ou declaração de conclusão emitida pela Secretaria Acadêmica na ocasião da colação de grau

Faremos o encaminhamento dos documentos ao IPB e solicitaremos a emissão de seu diploma. Você receberá o documento digitalizado por e-mail e o original no endereço informado no formulário. O prazo de emissão é de 30 a 90 dias.

Diploma de licenciatura do IPB

O diploma de licenciatura não é emitido pelo IPB. Caso deseje, você poderá solicitar o reconhecimento do grau obtido no Brasil (bacharel) por meio da plataforma da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES - órgão português). Ao iniciar o preenchimento do formulário, escolha "Reconhecimento Específico". No campo "Instituição Portuguesa" escolha o IPB, e nos seguintes a escola e o curso correspondentes à licenciatura (1º ciclo). Será necessário também anexar os documentos referentes ao seu curso na UTFPR: diploma, histórico completo e ementas das disciplinas.