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Perguntas Frequentes

publicado 14/09/2017 11h32, última modificação 21/05/2021 11h50
Dupla Diplomação

Data da última atualização: 19/09/2017

Como saber se meu curso possui programa de dupla diplomação?
Acessando a página de acordos de dupla diplomação.

Meu curso não oferece programas de dupla diplomação. Há outra maneira de participar?
Não é possível participar de um programa de dupla diplomação se seu curso não possui acordo(s) de dupla diplomação vigente(s). Você pode verificar com a coordenação de curso se há algum acordo em negociação e planejar uma possível participação no futuro.

Já estou em mobilidade simples. É possível migrar para a dupla diplomação?
Não. Para participar de um programa de dupla diplomação é necessário se inscrever no edital específico.

Posso conseguir uma bolsa?
No momento não há bolsas disponíveis. Porém, observada disponibilidade orçamentária, a UTFPR tem lançado editais de apoio que oferecem ajuda de custo aos estudantes que já tenham sido selecionados e iniciado as atividades de dupla diplomação no exterior. Os candidatos, no entanto, devem se assegurar que possuem meios para se manter na instituição parceira pelo tempo necessário para completar o programa antes mesmo de se inscrever, já que o apoio corresponde apenas a uma ajuda de custo.

Quais são os custos de participação no programa?
Os acordos entre a UTFPR e as instituições parceiras permitem que os alunos estudem sem pagar “mensalidades” (tuition fees). Taxas administrativas podem ser aplicáveis, por isso é necessário verificar todos os detalhes no site da instituição de interesse e editais de seleção dos programas de dupla diplomação antes da inscrição. Os custos pessoais como passaporte, visto, deslocamento, habitação, alimentação, seguro, entre outros, também são de responsabilidade do estudante. Recomendamos uma análise detalhada de todos esses custos antes de realizar a inscrição.

Como preencho o Contrato de Estudos (Learning Agreement)?
Primeiramente você deve ler atentamente todos os campos solicitados. Esse documento varia bastante de instituição para instituição, e muitas vezes são utilizados formulários de outros programas, contendo campos que não se aplicam à dupla diplomação. No geral, serão solicitados: contato institucional (DIRINTER), contato acadêmico (Coordenação de Curso), lista de disciplinas selecionadas (entre 25 e 30 ECTS, no caso de instituições européias) e outras informações pessoais. IMPORTANTE: os acordos de dupla diplomação envolvem a análise de equivalência curricular por parte das coordenações, cujo resultado é um programa pedagógico a ser cumprido pelos alunos participantes. Sendo assim, a coordenação de curso deve obrigatoriamente ser consultada quanto à escolha de disciplinas, e o documento final deve ser aprovado antes da submissão à instituição parceira. Informações adicionais sobre o preenchimento poderão ser repassadas diretamente aos alunos, a depender do caso.

Posso conseguir alojamento na instituição parceira?
As condições de moradia, assim como os custos, variam bastante de instituição para instituição. Recomendamos verificar esse e outros detalhes práticos no site da instituição de interesse antes de se inscrever.

Quando ocorrem as chamadas?
No momento as datas variam bastante, mas há um cronograma geral sendo desenvolvido para sincronizar os lançamentos. Enquanto o cronograma não for lançado, a coordenação de curso poderá ser consultada.

Quais são os documentos necessários para inscrição?
Verificar diretamente no edital, pois podem variar.

Qual é o procedimento de inscrição?
Verificar diretamente no edital, pois pode variar.

Fui classificado. Qual é o próximo passo?
Além de cumprir com o procedimento de confirmação estabelecido em edital (se for o caso), o estudante classificado deve aguardar nosso contato contendo informações sobre como realizar o procedimento de candidatura na instituição parceira.

Fui classificado e ainda não fui contatado, o que posso adiantar?
Recomendamos consultar os sites das instituições antes da inscrição, mas após a classificação essa consulta também será útil para ter uma previsão de como será o processo de seleção, incluindo documentação necessária e prazos, mas lembre-se que o procedimento para a dupla diplomação pode ser diferente do procedimento para a mobilidade simples. Não recomendamos contatar as instituições e tentar iniciar o processo de candidatura antes do nosso contato.

Fui aceito na instituição parceira. Devo trancar minha matrícula?
Não. O procedimento correto é solicitar o afastamento para estudos no exterior junto ao DERINT do campus.

Fui aceito pela instituição parceira. Quais documentos são necessários para viajar e estudar/estagiar no país da instituição receptora?
É responsabilidade do aluno fazer essa pesquisa. As informações mais confiáveis são as obtidas na origem (consulados, Polícia Federal, e às vezes até mesmo guias práticos disponíveis no site da instituição).

Não fui aceito pela instituição parceira. Há algo que eu ou a UTFPR possa fazer para reverter a situação?
Infelizmente não. Prezamos pelo entendimento mútuo, entre as instituições, de que a análise da candidatura e o parecer sobre o aceite cabe exclusivamente à instituição receptora.

Em quanto tempo receberei a carta de aceite?
Finalizada a candidatura, o prazo para resposta também varia. Só cobramos resposta das instituições a partir de um mês após terminado o prazo para envio de documentos.

Há algo que a UTFPR possa fazer para acelerar a emissão da carta de aceite?
Apenas se houver transcorrido um mês após o término do prazo para envio dos documentos. O estudante deve entrar em contato e informar da situação.

Meu passaporte não ficará pronto a tempo. A universidade pode interceder?
Não. Cada órgão tem seus prazos e processos internos. É dever do estudante verificar todos os detalhes quanto à viabilidade de sua participação antes de se inscrever na chamada do programa.

Meu visto não ficará pronto a tempo. A universidade pode interceder?
Não. Cada órgão tem seus prazos e processos internos. É dever do estudante verificar todos os detalhes quanto à viabilidade de sua participação antes de se inscrever na chamada do programa.

Meu visto não ficará pronto a tempo e perderei os primeiros dias de aula. Há algum problema?
Você deve deixar a equipe da instituição receptora (escritório internacional e coordenação acadêmica) ciente da sua data de chegada, para que possam informar melhor sobre os encaminhamentos possíveis à questão.

Quando começam as aulas?
Verificar no edital.

Para quando devo marcar minha passagem de ida?
É comum que as instituições solicitem que os estudantes cheguem em datas específicas para eventos como semana de orientação ou recepção de alunos de intercâmbio. Geralmente essa informação é repassada diretamente aos estudantes aceitos pela instituição, mas isso pode variar.

Fui aceito e não poderei ir. Posso adiar minha saída e ir no semestre seguinte?
Não. Caso verifique que não será possível participar do programa após a aceitação, deverá desistir de viajar no semestre em questão e se inscrever novamente no próximo edital. Casos de problemas de saúde imprevistos serão analisados individualmente.

Posso realizar um estágio no exterior?
Verificar no edital se o programa pedagógico abrange realização de estágio.

Posso trabalhar no exterior?
As regras variam de país para país. Pesquise sobre possíveis restrições a portadores do visto de estudante.

O que acontece se eu não retornar no tempo previsto?
O afastamento para estudos no exterior será cancelado e você deverá realizar matrícula. Caso não o faça, sua situação no sistema será alterada para desistente.

Devo realizar matrícula enquanto estiver afastado?
O afastamento ficará em vigor até a data de retorno prevista, estabelecida conforme as informações da carta de aceite. Nesse período, não será necessário realizar a matrícula.

Qual é o procedimento para retornar às atividades na UTFPR?
Realizar a matrícula pelo Portal do Aluno e verificar junto ao DERINT do câmpus e à coordenação de curso se há algum outro procedimento específico.

Como obtenho o histórico das disciplinas que cursei na instituição parceira?
Geralmente as instituições enviam o histórico à UTFPR e aos estudantes após o retorno. Recomendamos verificar junto à instituição qual será o procedimento antes de retornar ao Brasil.

Como solicito a convalidação das disciplinas cursadas na instituição parceira?
Caso o programa pedagógico tenha sido cumprido em sua totalidade, a convalidação será automática mediante apresentação do histórico à coordenação de curso.

Qual é o procedimento para obter o diploma da instituição parceira?
O procedimento pode variar, incluindo custos de emissão. Recomendamos verificar junto à instituição qual será o procedimento antes de retornar ao Brasil.

O mestrado europeu é equivalente ao brasileiro?
Não.

Meu diploma de mestrado europeu pode ser validado como mestrado na UTFPR?
Não.