Você está aqui: Página Inicial > Internacional > Notícias > Pré-seleção: Bolsa Baden-Württemberg / Hochschule Mannheim

Pré-seleção: Bolsa Baden-Württemberg / Hochschule Mannheim

Entre os dias 17 e 28 de dezembro, estudantes interessados poderão se inscrever para concorrer a uma bolsa do estado de Baden-Württemberg para realizar mobilidade na HS Mannheim (Alemanha).
publicado: 14/12/2018 16h19 última modificação: 18/12/2018 10h44

Entre os dias 17 e 28 de dezembro, a DIRINTER receberá inscrições para a pré-seleção de estudantes de graduação interessados em se candidatar a uma bolsa do estado de Baden-Württemberg para realizar mobilidade no Departamento de Tecnologia da Informação da Universidade de Ciências Aplicadas de Mannheim (HS Mannheim), na Alemanha. Será pré-selecionado 1 estudante, o qual será indicado pela UTFPR à HS Mannheim para participar da seleção final. O período previsto da mobilidade será entre setembro de 2019 e janeiro de 2020.

Requisitos de participação

1. Estar regularmente matriculado, no mínimo em período correspondente à metade do curso, em um dos seguintes cursos de graduação da UTFPR:

• Engenharia de Computação
  • Engenharia Elétrica
  • Engenharia Eletrônica
  • Sistemas de Informação
  • Sistemas de Telecomunicações
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas

2. Possuir coeficiente de rendimento igual ou superior a 0.6500.

3. Comprovar nível de proficiência mínimo B1 em alemão, por meio de resultado de teste oficial ou declaração de escola de idiomas que faça referência ao nível do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas. O resultado do teste ou a declaração devem ter sido emitidos entre dezembro de 2016 e dezembro de 2018.

Como se inscrever

Antes da inscrição, recomendamos verificar o perfil dos cursos oferecidos pelo Departamento de Tecnologia da Informação da HS Mannheim, já que há diferenças nos percursos de formação. Consulte informações sobre os cursos nos links abaixo:

BSc Information Technology/Electronics
BSc Computer engineering
BSc Biomedical Engineering
Master in Information Technology

Para se inscrever, basta preencher o formulário online e anexar o comprovante de proficiência no padrão estabelecido acima. Solicitamos a gentileza de não se inscrever caso não cumpra os requisitos.

Serão aceitas as inscrições recebidas até as 23:59 do dia 28 de dezembro. Não há possibilidade de prorrogação do período de inscrições.

Classificação e seleção dos estudantes

Os estudantes inscritos que cumprirem os requisitos expostos acima serão classificados em ordem decrescente de coeficiente de rendimento. Será pré-selecionado o primeiro colocado.

Em caso de empate (coeficientes idênticos), serão utilizados os seguintes critérios, nessa ordem:

• Maior nível de proficiência, devidamente comprovado.
  • Período mais adiantado do curso.

Publicação do resultado da pré-seleção

O resultado da pré-seleção será publicado no dia 7 de janeiro, na seção de Notícias da página da DIRINTER.

Seleção final

O estudante pré-selecionado será indicado pela DIRINTER à HS Mannheim. Caso a indicação seja aceita (considerando principalmente  a compatibilidade entre os cursos), o estudante receberá, por e-mail, as orientações necessárias para se inscrever na seleção final, que ocorrerá de janeiro a março. Para essa próxima fase, será necessário providenciar a documentação abaixo:

• Curriculum Vitae
  • Carta de motivação
  • Histórico
  • Carta de recomendação de um professor da UTFPR
  • Comprovante de proficiência em alemão
  • Declaração de matrícula

Todos os documentos deverão estar em inglês (preferencialmente) ou alemão. Por esse motivo, recomenda-se que os interessados iniciem a preparação de tais documentos antes mesmo da publicação do resultado da pré-seleção.

Resultado final

A decisão final quanto à atribuição da bolsa será tomada pela Fundação Baden-Württemberg até o final de junho.

Bolsa Baden-Württemberg

A bolsa da Fundação Baden-Württemberg corresponde a um valor mensal entre €500 e €700 durante o período de estudos. Todos os outros custos são de responsabilidade do candidato selecionado. Para avaliar melhor a oportunidade, recomenda-se que todos os interessados busquem informações sobre o custo de vida em Mannheim

O estudante selecionado também deverá cumprir as regras e procedimentos do programa de mobilidade internacional da UTFPR.