Você está aqui: Página Inicial > Internacional > Notícias > Pré-seleção: Doutorado com bolsa no Instituto de Tecnologia de Shibaura

Pré-seleção: Doutorado com bolsa no Instituto de Tecnologia de Shibaura

Interessados em fazer doutorado no Instituto de Tecnologia de Shibaura (Japão) poderão se inscrever entre os dias 25 e 28 de janeiro
publicado: 24/01/2019 14h46 última modificação: 24/01/2019 14h46

Entre os dias 25 e 28 de janeiro, a DIRINTER receberá inscrições para a pré-seleção de estudantes ou egressos de cursos de mestrado da UTFPR interessados em realizar o doutorado completo no Instituto de Tecnologia de Shibaura, com bolsa do governo japonês. No total, será pré-selecionado 1 estudante ou egresso. A previsão de início do programa de doutorado é setembro de 2019.

Requisitos de participação

1. Ser aluno regular de programa de mestrado da UTFPR com previsão de término até julho de 2019, ou egresso que tenha concluído o programa em 2018.

2. Apresentar coeficiente de rendimento maior ou igual a 8,0.

3. Comprovar nível de proficiência mínimo B2 em inglês, por meio de resultado de teste oficial ou declaração de escola de idiomas que faça referência ao nível do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas. O teste de proficiência ou o curso correspondente à declaração devem ter sido realizados entre janeiro de 2017 e janeiro de 2019 - não serão aceitas declarações ou certificados referentes a cursos ou testes realizados antes de janeiro de 2017, ainda que o documento tenha sido emitido dentro do período solicitado.

Como se inscrever

Antes de realizar a inscrição, o interessado deve obrigatoriamente verificar se há compatibilidade entre sua área de pesquisa e as possibilidades oferecidas pelo instituto. É possível fazer isso visitando as páginas abaixo:

Doctor's Program - Regional Environment Systems
Doctor's Program - Functional Control Systems
SIT Research Profiles
T-Web - SIT Lab Profiles

Caso identifique compatibilidade, o candidato poderá proceder ao preenchimento do formulário online, no qual também deverá anexar:

Serão aceitas as inscrições recebidas até as 23:59 do dia 28 de janeiro. Não há possibilidade de prorrogação do período de inscrições.

Solicitamos a gentileza de não se inscrever caso não cumpra os requisitos ou não encontre compatibilidade entre sua área de pesquisa e as do SIT.

Classificação e seleção dos estudantes

Os estudantes e egressos inscritos que cumprirem os requisitos acima serão classificados em ordem decrescente de coeficiente de rendimento. Será pré-selecionado o primeiro colocado.

Em caso de empate (coeficientes idênticos), serão utilizados os seguintes critérios, nessa ordem:

• Maior nível de proficiência em inglês;
  • Maior número de artigos publicados em periódicos com JCR e/ou SNIP;*
  • Maior número de artigos publicados em periódicos com Qualis A1 ou A2;*
  • Maior número de participações em conferências internacionais, com apresentação de trabalho e artigo em anais;*
  • Maior número de participações em conferências nacionais (que figurem no Qualis Eventos Capes da respectiva área), com apresentação de trabalho e artigo em anais.*

*Informações verificadas a partir do formulário de performance acadêmica. Esse documento será aceito apenas no ato da inscrição. Inscrições sem ele serão desconsideradas caso ocorra empate após a comparação do nível de proficiência em inglês.

Publicação do resultado da pré-seleção

O resultado da pré-seleção será publicado no dia 29 de janeiro, na seção de Notícias da página da DIRINTER.

Segunda fase: seleção interna do SIT

O estudantes pré-selecionado será indicado pela DIRINTER ao SIT e receberá, por e-mail, as orientações necessárias quanto à segunda fase da seleção, que será feita pelo instituto durante o mês de fevereiro. Para esta fase, será necessário providenciar a documentação abaixo:

• Formulário de inscrição (fornecido após a publicação do resultado)
  • Termo de compromisso (fornecido após a publicação do resultado)
  • Foto 3x4 recente com fundo branco
  • Projeto de pesquisa em inglês
  • Curriculum Vitae em inglês
  • Histórico do mestrado em inglês (o modelo será fornecido após a publicação do resultado)
  • Cópia do passaporte
  • Certificado de proficiência (o mesmo utilizado na inscrição)

O estudante ou egresso pré-selecionado deverá enviar toda a documentação por e-mail à DIRINTER até o meio-dia do dia 01/02. Por esse motivo, recomenda-se que os interessados iniciem a preparação antes mesmo da publicação do resultado da pré-seleção.

Terceira fase: seleção do Ministério da Educação do Japão

O SIT indicará ao Ministério da Educação do Japão apenas um entre os candidatos pré-selecionados por suas instituições parceiras, e auxiliará o indicado no processo de inscrição do Ministério. A decisão final quanto à atribuição da bolsa ao estudante indicado pelo SIT será divulgada no final de junho.

Sobre a bolsa

A bolsa oferecida abrange:

• Pagamento mensal no valor de 140000 JPY
  • Passagens de ida e volta para o Japão
  • Isenção de taxas acadêmicas durante todo o programa

Todos os detalhes deverão ser confirmados diretamente com a equipe do SIT após a publicação do resultado final.