Você está aqui: Página Inicial > Internacional > Notícias > Pré-seleção: Doutorado na Universidade de Shinshu com bolsa MEXT

Pré-seleção: Doutorado na Universidade de Shinshu com bolsa MEXT

Interessados em fazer doutorado na Universidade de Shinshu (Japão) poderão se inscrever entre os dias 17 e 19 de fevereiro.
publicado: 17/02/2020 15h16 última modificação: 17/02/2020 15h16

Entre os dias 17 e 19 de fevereiro, a DIRINTER receberá inscrições para a pré-seleção de estudantes ou egressos de cursos de mestrado da UTFPR interessados em realizar o doutorado completo na Universidade de Shinshu, com bolsa do governo japonês. No total, será pré-selecionado 1 estudante ou egresso. A previsão de início do programa é setembro de 2020.

Requisitos de participação

1. Ser aluno regular de programa de mestrado da UTFPR com previsão de término até julho de 2020, ou egresso que tenha concluído o programa em 2019.

2. Ter menos de 35 anos de idade no momento da inscrição.

3. Apresentar coeficiente de rendimento maior ou igual a 8,0.

4. Comprovar nível de proficiência mínimo B2 em inglês, por meio de resultado de teste oficial ou declaração de escola de idiomas que faça referência ao nível do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas. O teste de proficiência ou o curso correspondente à declaração devem ter sido realizados entre fevereiro de 2018 e fevereiro de 2020 - não serão aceitas declarações ou certificados referentes a cursos ou testes realizados antes de fevereiro de 2018, ainda que o documento tenha sido emitido dentro do período solicitado.

Como se inscrever

Antes de realizar a inscrição, o interessado deve obrigatoriamente verificar se há compatibilidade entre sua área e os grupos de pesquisa da Universidade de Shinshu. É possível fazer isso visitando as páginas abaixo:

Interdisciplinary Cluster for Cutting Edge Research
Research Initiative for Supra-Materials
Institute for Biomedical Sciences
Reseach Center for Social Systems
Institute for Fiber Engineering
Institute of Mountain Science
Research Center for Aerospace Systems

Caso identifique compatibilidade, o candidato poderá proceder ao preenchimento do formulário online, no qual também deverá anexar:

Serão aceitas as inscrições recebidas até as 23:59 do dia 19 de fevereiro. Não há possibilidade de prorrogação do período de inscrições.

Solicitamos a gentileza de não se inscrever caso não cumpra os requisitos ou não encontre compatibilidade entre sua área de pesquisa e as da Universidade de Shinshu.

Classificação e seleção dos estudantes

Os estudantes e egressos inscritos que cumprirem os requisitos acima serão classificados em ordem decrescente de coeficiente de rendimento. Será pré-selecionado o primeiro colocado.

Em caso de empate (coeficientes idênticos), serão utilizados os seguintes critérios, nessa ordem:

• Maior nível de proficiência em inglês;
  • Maior número de artigos publicados em periódicos com JCR e/ou SNIP;*
  • Maior número de artigos publicados em periódicos com Qualis A1 ou A2;*
  • Maior número de participações em conferências internacionais, com apresentação de trabalho e artigo em anais;*
  • Maior número de participações em conferências nacionais (que figurem no Qualis Eventos Capes da respectiva área), com apresentação de trabalho e artigo em anais.*

*Informações verificadas a partir do formulário de performance acadêmicaEsse documento será aceito apenas no ato da inscrição. Inscrições sem ele serão desconsideradas caso ocorra empate após a comparação do nível de proficiência em inglês.

Publicação do resultado da pré-seleção

O resultado da pré-seleção será publicado no dia 20 de fevereiro, na seção de Notícias da página da DIRINTER.

Próximas fases da seleção

O estudante pré-selecionado será indicado pela DIRINTER à Universidade de Shinshu e receberá, por e-mail, as orientações necessárias quanto às próximas fases da seleção.

Sobre a bolsa

A bolsa oferecida abrange:

• Pagamento mensal no valor aproximado de 143000 JPY
  • Passagens de ida e volta para o Japão
  • Isenção de taxas acadêmicas durante todo o programa

Todos os detalhes deverão ser confirmados diretamente com a equipe da Universidade de Shinshu após a publicação do resultado final.