Você está aqui: Página Inicial > Internacional > Notícias > Pré-seleção Erasmus+ / LIT

Pré-seleção Erasmus+ / LIT

Resultado disponível.
publicado: 06/12/2017 17h43 última modificação: 19/01/2018 16h31

Entre os dias 7 e 10 de dezembro, a DIRINTER receberá pré-inscrições de interessados em se candidatar a bolsas Erasmus+ ofertadas pelo Limerick Institute of Technology (LIT, Irlanda), na modalidade International Credit Mobility. Os selecionados poderão cursar disciplinas, caso estejam vinculados a um curso de graduação na UTFPR, ou realizar atividades de pesquisa, caso sejam estudantes de pós-graduação. O período de permanência no LIT será de cinco meses (de janeiro a maio de 2018).

Requisitos para a pré-seleção

1. Ser estudante de graduação, mestrado ou doutorado regularmente matriculado na UTFPR.
2. Possuir coeficiente de rendimento igual ou superior a 0,7 (graduação) ou 7,0 (pós-graduação).
3. Comprovar nível de proficiência mínimo B1 em inglês, por meio de resultado de teste oficial (TOEFL, IELTS, Cambridge, etc.) ou declaração de escola de idiomas que faça referência ao nível do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas.

Inscrições

Inscrições encerradas. Foram aceitas as inscrições recebidas até as 23:59 do dia 10 de dezembro. Foram recebidas 554 inscrições, das quais 398 passaram à próxima fase da seleção.

Inscrições 07/12 a 10/12
Recepção da documentação dos candidatos pré-selecionados Até 12/12
Envio da documentação ao LIT (responsável: DIRINTER) 13/12
Análise da documentação e perfil dos candidatos (responsável: LIT) 14/12 a 19/01
Divulgação do resultado (responsável: LIT e DIRINTER) 19/01

O LIT selecionou os 6 estudantes abaixo:

Nome Campus
Bengie Omar Vazquez Reyes Ponta Grossa
Ewerton De Oliveira Teotonio Bezerra Londrina
Gustavo Yasuo Figueiredo Makimori Medianeira
Karinna Meinol Curitiba
Nathalie Gabrielle Jun Matsumoto Roder Curitiba
Silvia Barbosa Pecin Pato Branco

Nos próximos dias, a equipe do LIT realizará entrevistas com os 6 selecionados para confirmação final quanto à concessão das bolsas. A DIRINTER entrará em contato diretamente com os selecionados para definir o cronograma das entrevistas.

Após a seleção

(Atualizado em 19/01)

Antes da viagem, os bolsistas deverão providenciar:

• Plano de trabalho aprovado pela coordenação de curso (graduação) ou orientador (pós-graduação). É importante que o curso na UTFPR possua um curso correspondente no LIT. Portanto, recomendamos a avaliação prévia dos programas disponíveis.
  • Afastamento temporário da UTFPR, conforme as regras aplicáveis para a graduação (verificar junto ao DERINT do campus) e pós-graduação (verificar junto à coordenação do programa).
  • Quaisquer documentos complementares solicitados pelo LIT.

Sobre a bolsa

(Atualizado em 19/01)

Os bolsistas poderão receber um auxílio prévio de €1100 antes da viagem, para arcar com custos de passagens. Na chegada, receberão o montante total da bolsa, correspondente ao valor mensal de €850 multiplicado pelo número de meses aprovados no plano de trabalho (no mínimo 3 e no máximo 5 meses, até 31 de julho de 2018).

ATENÇÃO! Possíveis custos com documentação pessoal (passaporte de emergência, visto, seguro, entre outros) são de responsabilidade do candidato. O visto apropriado para realizar as atividades no LIT deverá ser providenciado dentro de 90 dias após a chegada na Irlanda, sob orientação do Escritório Internacional do LIT.