Você está aqui: Página Inicial > Internacional > Notícias > Pré-seleção: Global Project-Based Learning no SIT (Japão)

Pré-seleção: Global Project-Based Learning no SIT (Japão)

Programa selecionará estudantes para buscar soluções de problemas apresentados por empresas japonesas. Interessados poderão se inscrever de 16 a 21 de agosto.
publicado: 16/08/2019 18h26 última modificação: 16/08/2019 18h26

Entre os dias 16 e 21 de agosto, estudantes interessados poderão se inscrever para o programa Global PBL (Project-Based Learning), promovido pelo Instituto de Tecnologia de Shibaura (SIT). O programa, cujas atividades ocorrerão de 11 a 21 de dezembro, busca desenvolver nos participantes a capacidade de resolução de problemas, o pensamento sistêmico e as habilidades de gerenciamento de sistemas. Participarão do Global PBL até 80 estudantes, sendo 40 estudantes do SIT e 40 de instituições parceiras internacionais.

A DIRINTER fará a pré-seleção de até 5 estudantes para participar do programa, os quais deverão cumprir os requisitos abaixo.

Requisitos mínimos para participação

1. Ser estudante de graduação regularmente matriculado no 3º, 4º ou 5º ano do curso (semestres 5 a 10, conforme informado no histórico/sistema acadêmico).
2. Apresentar coeficiente de rendimento maior ou igual a 0,6500.
3. Comprovar proficiência em inglês. A comprovação de proficiência deve ser feita por meio de resultado de teste oficial ou declaração de escola de idiomas que faça referência ao nível do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas. O nível mínimo exigido será o B2.
4. Possuir passaporte válido no momento da inscrição.
5. Ter disponibilidade para participar de todos os dias do programa.*

*Caso ainda tenha aulas ou provas durante o período da viagem, o estudante fica completamente responsável por gerir suas faltas dentro das possibilidades estabelecidas na Resolução Nº 71.2018-COGEP.

Como se inscrever

Para se inscrever, preencha o formulário online. Recomendamos a leitura atenta do material informativo do programa antes de fazer a inscrição.

Fases da seleção

Pré-seleção: a DIRINTER classificará, em ordem decrescente de coeficiente de rendimento, os estudantes que cumpram os requisitos mínimos listados acima. O resultado será publicado no dia 22/08 na página de notícias da DIRINTER.

Preparação da candidatura: a DIRINTER solicitará aos cinco primeiros colocados o formulário de candidatura (Application Form), o requerimento de participação no programa (Pledge), a tabela de conversão de créditos (GPA Conversion Tool), a declaração em inglês de resultados dos dois últimos semestres (baixe o modelo aqui), e uma foto 3x4 no formato JPEG. Os modelos dos documentos  para preenchimento e/ou assinatura serão enviados apenas aos cinco selecionados, após a publicação do resultado.

Envio da candidatura à DIRINTER: os selecionados deverão enviar à DIRINTER a documentação completa de candidatura até o dia 29/08, impreterivelmente.

Envio da candidatura ao SIT: a DIRINTER enviará os dados e as candidaturas completas dos selecionados ao SIT.

Seleção final: o SIT avaliará as candidaturas e publicará o resultado até o final de setembro. Estudantes aceitos pela instituição japonesa deverão enviar, impreterivelmente até 1º de novembro, outros documentos complementares, como avaliação médica, cópia das passagens aéreas e cópia da apólice de seguro saúde internacional. O modelo da avaliação médica será enviado aos estudantes aceitos posteriormente.

Custos de participação

O custo estimado de participação no programa é de 135.000 ienes japoneses. Nessa estimativa não estão inclusos os custos de deslocamento até o Japão e de retorno ao Brasil. Veja mais detalhes no material informativo do programa.

Bolsas

Ao enviar a candidatura completa, os cinco estudantes selecionados estarão automaticamente concorrendo a bolsas de 60.000 ou 80.000 ienes japoneses. Nem as bolsas nem a aceitação pelo SIT são garantidas aos estudantes pré-selecionados pela DIRINTER.

Desistências

Conforme exposto no material informativo, candidatos aceitos que desistirem após duas semanas da publicação do resultado final terão que pagar uma taxa de cancelamento ao SIT.