Você está aqui: Página Inicial > Internacional > Notícias > Pré-seleção: Mevlana 2019-2020

Pré-seleção: Mevlana 2019-2020

Professores e estudantes interessados em participar do programa na Universidade de Akdeniz (Turquia) poderão se inscrever entre os dias 11 e 17 de fevereiro
publicado: 08/02/2019 15h10 última modificação: 14/02/2019 11h23

Entre os dias 11 e 17 de fevereiro, a DIRINTER receberá inscrições de estudantes e professores interessados em participar do programa Mevlana na Universidade Akdeniz, Turquia. O programa é uma iniciativa do Conselho de Educação Superior da Turquia e oferece bolsas pagas pelo governo turco.

Serão pré-selecionados pela DIRINTER até 5 estudantes e 5 professores de cada uma das seguintes áreas de estudo: engenharia mecânica; engenharia elétrica; engenharia civil; engenharia eletrônica e telecomunicações; outras engenharias e tecnologias; física; química.

Requisitos mínimos para participação

1. No caso de estudantes:

a) Ser estudante de graduação, mestrado ou doutorado da UTFPR, regularmente matriculado em curso de uma das áreas citadas acima. Estudantes de graduação devem estar matriculados no mínimo em período correspondente à metade do curso.
b) Possuir coeficiente de rendimento igual ou superior a 0,6500 (graduação) ou 7,5 (pós-graduação).
c) Comprovar nível de proficiência mínimo B1 em inglês, por meio de resultado de teste oficial (e.g., TOEFL, IELTS, Cambridge, etc.); ou declarar proficiência em turco, nível intermediário.
d) Não ter sido selecionado para receber a bolsa do programa anteriormente.

2. No caso de professores:

a) Ser professor efetivo da UTFPR.
b) Ter finalizado o estágio probatório.
c) Atuar em uma das áreas citadas acima.
d) Declarar proficiência em inglês ou turco, nível intermediário.
e) Não ter sido selecionado para receber a bolsa do programa anteriormente.

Como se inscrever

Para se inscrever, basta preencher o formulário online (verificar links abaixo) e anexar os documentos solicitados. Solicitamos a gentileza de não se inscrever caso não cumpra os requisitos.

Serão aceitas as inscrições recebidas até as 23:59 do dia 17 de fevereiro. Devido aos prazos estipulados pela Universidade de Akdeniz, não há possibilidade de prorrogação do período de inscrições.

Caso haja mais de cinco interessados por área, a DIRINTER procederá à classificação dos candidatos, baseando-se nos seguintes critérios:

• Estudantes: serão classificados em ordem decrescente de rendimento acadêmico. Em caso de empate, será dada preferência ao estudante com maior nível de proficiência em inglês. Caso persista o empate, o candidato com maior número de horas cursadas e validadas (graduação) ou maior número de créditos cursados (pós-graduação) terá preferência.
  • Professores: será atribuída pontuação a partir da produção acadêmica* de 2018 e 2019, devidamente registrada no Lattes.
    a) Artigos publicados em periódicos com JCR e/ou SNIP desde janeiro de 2018 (10 pontos por artigo);
    b) Artigos publicados em periódicos com Qualis A1 ou A2 desde janeiro de 2018 (7 pontos por artigo);
    c) Participações em conferências internacionais, com apresentação de trabalho e artigo em anais, desde janeiro de 2018 (5 pontos por participação);

*As informações serão verificadas a partir do formulário complementar e validadas por meio da checagem do Lattes antes da publicação do resultado.

Os cinco primeiros colocados em cada área terão sua documentação enviada à Universidade Akdeniz para avaliação e encaminhamento ao Conselho de Educação Superior da Turquia, órgão ao qual caberá a decisão final quanto à concessão das bolsas.

Publicação do resultado da pré-seleção

O resultado da pré-seleção será publicado no dia 21 de fevereiro, na seção de Notícias da página da DIRINTER.

Sobre a bolsa

Os estudantes selecionados pelo Conselho de Educação Superior da Turquia poderão receber uma bolsa mensal de 1200 TL (mil e duzentas liras turcas). Os professores selecionados pelo Conselho de Educação Superior da Turquia poderão receber ajuda de custo para o deslocamento no valor máximo de 4500 TL (quatro mil e quinhentas liras turcas), além de diárias no valor de 50 TL (cinquenta liras turcas).

Clique aqui para verificar mais detalhes sobre essa chamada, incluindo as atividades previstas para professores e estudantes. Atenção: os candidatos devem se ater ao período de inscrições informado na chamada da DIRINTER, e não o que consta no arquivo disponibilizado pelo programa.

Arquivos relacionados à chamada