Você está aqui: Página Inicial > Internacional > Notícias > Relato: Graduação na UTFPR pelo PEC-G

Relato: Graduação na UTFPR pelo PEC-G

Saiba sobre a experiência de Ekuikui Rosa, que participou do programa PEC-G e se graduou em Engenharia da Computação no câmpus Pato Branco.
publicado: 03/10/2018 18h07 última modificação: 03/10/2018 18h13

No primeiro semestre de 2018, o estudante Ekuikui Rosa graduou-se em Engenharia da Computação pela UTFPR, câmpus Pato Branco. Natural de Luanda, Angola, Ekuikui foi participante do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), tendo passado por um processo de seleção que teve início na Embaixada do Brasil em seu país de origem. Segundo o egresso, a opção pela UTFPR no ato da inscrição ocorreu principalmente pela localização do câmpus. Durante a graduação, ele foi contemplado com uma bolsa do Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes), o que o ajudou a se manter no Brasil e concluir o curso.

Além da experiência acadêmica, Ekuikui destaca a riqueza cultural que pôde vivenciar no país. “O câmpus Pato Branco teve a presença de vários estudantes de nacionalidades diferentes. Isso foi muito bom para conhecer outras culturas e para o aprendizado”, menciona o egresso. Ekuikui também participou de um projeto de extensão, sobre o qual comenta: “a experiência que mais me marcou foi o curso de extensão que ministrei (como voluntário) em uma escola para idosos. Foi uma experiência muito boa. O curso abordava a informática para a terceira idade, e era contagiante vê-los todos felizes por mexer num computador”.

Quanto aos planos para o futuro, o egresso destaca a importância de retornar ao país de origem, um dos objetivos do PEC-G. “Meu objetivo é contribuir, com tudo que aprendi durante a minha formação, para o desenvolvimento do meu país”, explicou. “As experiências e conquistas resultantes desta trajetória foram satisfatórias. Hoje, eu digo que valeu muito a pena ter vindo estudar aqui, fora do meu país, não só pela ciência, mas também pelo crescimento como indivíduo. Me tornei num homem com muita responsabilidade e com força para enfrentar os desafios da vida”, conclui Ekuikui.

O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação completou 50 anos em 2014. Na UTFPR, atualmente são 30 estudantes vinculados ao programa, de 12 nacionalidades e distribuídos em 8 câmpus.