Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Apucarana > Alex Canziani lança livro sobre os 10 anos de história do Câmpus Apucarana

Alex Canziani lança livro sobre os 10 anos de história do Câmpus Apucarana

Lançamento

publicado: 21/09/2017 15h33 última modificação: 21/09/2017 15h34

Em evento realizado na manhã dessa segunda-feira (22), no auditório do Câmpus Apucarana, o presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani, lançou seu livro comemorativo aos 10 Anos da UTFPR em Apucarana.

Com o título: "Do Sonho à Realidade: os 10 Anos do Câmpus Apucarana da UTFPR", a obra conta a trajetória da Instituição no município, desde a sua criação até a sua consolidação. Por meio de textos, relatos e imagens, são evidenciados acontecimentos e histórias que marcaram, de alguma forma, a vida de alunos, egressos, professores, técnico-administrativos e a comunidade externa, além de apresentar números e indicadores que evidenciam todas as ações e projetos que possibilitaram a evolução deste Câmpus e os principais personagens desta história.

O evento contou com a ilustre presença do Reitor da UTFPR, professor Luiz Alberto Pilatti; do Presidente da Fecomércio-PR, senhor Darci Piana; do Diretor-Geral do Câmpus, professor Marcelo Ferreira da Silva; do Vice-Prefeito de Apucarana, senhor Sebastião Ferreira Martins Junior; do Presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana - ACIA, senhor Jayme Leonel; além de diversas outras autoridades políticas, militares, civis e religiosas de Apucarana e região.

Intermediador do convênio entre o Ministério da Educação e a ACIA para a criação do Centro Moda – cuja estrutura originou o Câmpus Apucarana da UTFPR em 2007 –, Canziani explicou que a ideia para o desenvolvimento do livro foi a vontade de registrar o início da história da Instituição no município. "Quisemos mostrar como foi o início da trajetória da Universidade, a origem de tudo. A ideia é termos um verdadeiro registro da formação da unidade: como ela foi originada até se transformar nesse grande complexo educacional, além do impacto positivo da Universidade para a região", afirmou.

"Tenho uma satisfação enorme em apresentar este livro. Nele eu mostro que é possível sonhar e realizar. A concretização deste câmpus começou assim, de um pequeno sonho”, destacou Canziani.

A publicação recebeu o apoio do Sistema Fecomércio-PR (Sesc/Senac), que viabilizou o projeto editorial e a impressão. "A implantação dos câmpus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná em Londrina e Apucarana foi um marco na educação para as duas cidades e região. Da mesma forma, o Sistema Fecomércio busca levar cada vez mais qualificação profissional e qualidade de vida para a população do Paraná. Por isso, iniciativas como essa, que contam histórias de superação e dedicação à comunidade, merecem nosso apoio e devem ser enaltecidas”, avaliou Darci Piana.

O Diretor-Geral do Câmpus, professor Marcelo, destacou, em seu discurso, a importância da contribuição de Canziani para ele e para a Instituição. "Conheci o então candidato a vereador Alex Canziani, alguns anos atrás, no estacionamento da Câmara Municipal de Londrina, onde eu cuidava dos carros todos os dias. O Alex sempre tinha um conselho: 'continue estudando menino, só por meio do estudo você pode mudar sua vida'. Hoje estou duplamente agradecido, em primeiro lugar pelos conselhos, que para um jovem foram importantes, e, em segundo, por pertencer a esta tão conceituada Instituição, que o deputado contribuiu, juntamente com as demais lideranças locais, para sua implantação aqui em Apucarana".

Para formatar e estruturar o conteúdo editorial, Canziani contou com a colaboração dos jornalistas paranaenses Rogério Fischer e João Arruda, e dos repórteres Fábio Blanco e Henrique Lhamas (fotografias). O projeto gráfico ficou sob responsabilidade de Edvaldo Jacinto Correia e supervisão do projeto ficou a cargo do jornalista londrinense Marcelino Jr.

Atualizado em 22/05/2017
ASCOM-AP