Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Apucarana > Cultura

IV Semana do Livro e da Biblioteca é realizada no Câmpus
publicado: 08/12/2017 14h12 última modificação: 08/12/2017 14h14

No mês de outubro deste ano, o Departamento de Biblioteca do Câmpus Apucarana realizou a IV Semana do Livro e da Biblioteca. Com o tema “Integração das artes”, o evento trouxe ao ambiente acadêmico manifestações artísticas e culturais, inciando com a bela apresentação musical dos servidores Luis Farani e Rafael Plath.

A atividade contou com várias participações especiais, como a do professor Oscar Nakasato, que apresentou o seu livro premiado nacionalmente “Nihonjin” e mediou um bate-papo sobre a inserção da cultura japonesa na literatura brasileira; e Rosemari Pereira dos Santos Alves e Sarah Barbosa, que ministraram as palestras “Fanfiction: incentivo à leitura e escrita” e “Adaptações literárias para o cinema”, respectivamente. Esses temas possibilitaram reflexão e alguns entendimentos em torno dos universos literário e cinematográfico.

Durante toda a semana ficaram expostas obras literárias que foram inspirações para filmes, e que fazem parte do acervo de livros do Câmpus, visando estimular o empréstimo destas literaturas. O filme “Tropa de Elite 2: o inimigo agora é outro” foi exibido no Cineclube, com transcrição em Libras, com personagem em meio corpo, considerada a maneira mais moderna e didática de inserção do idioma de Libras em longas-metragens.

O Coral da UTFPR também participou das atividades fazendo um ensaio aberto a toda a Comunidade Acadêmica e, para o encerramento da Semana, ocorreu a final do I Concurso de Fotografia DEBIB: “Integração Universitária – UTF minha segunda casa”, que teve como vencedor o Sr. Milton de Oliveira Dias, aluno do curso de Engenharia Elétrica.

De acordo com a presidente da comissão organizadora, “o evento promoveu a divulgação de conteúdos diferentes dos normalmente trabalhados por nossa comunidade acadêmica, possibilitando uma breve pausa na rotina diária para navegar em outros caminhos. Quem participou gostou muito!”