Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Apucarana > Cursos do Câmpus Apucarana são destaques no ENADE

Cursos do Câmpus Apucarana são destaques no ENADE

publicado: 22/10/2020 08h29 última modificação: 22/10/2020 08h30

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira (20/10) o resultado da edição 2019 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).

No Câmpus Apucarana da UTFPR, o Curso de Engenharia Civil obteve conceito máximo ‘5’, enquanto o Curso de Engenharia Química obteve conceito ‘4’, e o Curso de Engenharia Têxtil ficou com conceito ‘3’.

Em todo país, foram avaliados 6.360 cursos de estabelecimentos privados e 2.008 do ensino público. O índice nacional aponta que, mesmo em menor número, as instituições públicas representam 81,4% dos cursos com notas máximas, enquanto as organizações privadas correspondem a 18,6%.

Sobre o Enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, sendo obrigatório. A periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento. O Enade atribui uma nota entre ´1´ e ´5´, sendo esta última considerada a mais alta e as abaixo de ´3´ tidas como insatisfatórias. Nesta edição, foram avaliados os cursos das áreas de arquitetura e urbanismo, engenharia, ciências agrárias, ciências da saúde e afins.