Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Apucarana > Geração de energia solar

Geração de energia solar

DIRPLAD

Câmpus Apucarana ainda mais sustentável
publicado: 15/03/2021 13h48 última modificação: 15/03/2021 13h48
Gerador de energia solar instalado no Câmpus Apucarana

O Câmpus Apucarana, na data de 11/3/2021, teve aprovada, pela Companhia Paranaense de Energia – COPEL, a execução do serviço de instalação do Gerador de Energia Solar Fotovoltaica, o qual será alocado no telhado do Bloco N.

A contratação foi gerenciada pela Reitoria da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR e voltada para todos os câmpus da instituição, sendo esta realizada por meio de carona na licitação de modalidade do Regime Diferenciado de Contratações Públicas – RDC n.º 03/2018, realizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia  do Sul de Minas Gerais e executada pela empresa Dinâmica Energia Solar, sediada na cidade de São Carlos/SP.

Este projeto diz respeito à construção de um sistema de produção de eletricidade por meio da conversão fotovoltaica, com uma potência nominal igual a 30kW e potência de pico igual a 37,24kWp.

Foram instalados 98 (noventa e oito) painéis da marca AMERISOLAR, modelo AS-6m de 380We um inversor da marca GOODWE, modelo SMT GW30KLV-MT.

O gerador de energia solar propiciará a economia anual estimada de 53.002,9kWh, representando, aproximadamente, R$ 25.400,00 (vinte e cinco mil e quatrocentos reais) para o Câmpus Apucarana.

O serviço de instalação foi realizado no período de 9 a 23 de fevereiro de 2021 e foi executado por uma equipe de 3 (três) profissionais da empresa contratada, com acompanhamento pelos servidores do Departamento de Projetos e Obras – DEPRO, Daniel Martins Giannini Torres, responsável pela área técnica, e Alessandro Junior de Oliveira, responsável pela área administrativa.

Além desse gerador de energia, o contrato ainda prevê a entrega e a instalação de um sistema de monitoramento climático contendo, no mínimo, célula de referência fabricada no mesmo material dos módulos fotovoltaicos, sensor de temperatura, sensor de umidade e anemômetro (velocidade e direção do vento). Este sistema está em fase de importação pela empresa contratada.

Com o início de geração de energia solar, o Câmpus Apucarana se alinha à Política de Sustentabilidade da UTFPR, a qual tem como um de seus princípios o “Desenvolvimento Sustentável”ao iniciar a sua caminhada de ações voltadas à produção de energia limpa, por meio de um recurso renovável, gerando, assim, energia de maneira sustentável com captação de matéria prima na natureza, ou seja, oriunda da luz solar, contribuindo para a preservação da natureza e a diminuição dos danos ambientais.