Notícias
Professor do Câmpus Apucarana é premiado
Com o objetivo identificar a invasão de plantas daninhas em cultivares de cana-de-açúcar, utilizando drones equipados com câmeras multiespectrais, a pesquisa visou reduzir os danos na produção causados por esses invasores.
Ao mapear a plantação, ou seja, tirar foto de todo o campo, cada pixel da foto era convertido em informações de cores e associados a uma latitude e longitude. Utilizando inteligência artificial, com base nos diferentes níveis de cores, foi possível identificar com 97% de precisão a invasão das ervas daninhas no cultivar. Dessa forma, no campo experimento estudado, a redução do uso de herbicidas foi de até 73%, nível esse que depende do nível de infestação.
A redução no uso de herbicidas nas lavouras pode trazer inúmeros benefícios à sociedade, além da diminuição dos custos relacionados à produção.
Segundo o secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC, Paulo Alvim, os trabalhos passaram por uma avaliação muito criteriosa. “A qualidade das pesquisas é inquestionável. Esses pesquisadores devem ser motivo de orgulho para seus países”, afirma.
Essa pesquisa foi desenvolvida durante o doutorado do Thiago Gentil Ramires, a qual contou com a participação de pesquisadores de diferentes instituições, como Ana Julia Righetto (IAPAR – Londrina), Luiz Ricardo Nakamura (UFSC), Pedro L. D. B. Castanho (Raízen), Christel Faes (UHASSELT – Bélgica) e Taciana V. Savian (ESALQ-USP).