Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Apucarana > Sistema Eletrônico de Informação é oficialmente implantado na UTFPR

Sistema Eletrônico de Informação é oficialmente implantado na UTFPR

SEI

publicado: 21/09/2017 16h28 última modificação: 21/09/2017 16h29

A Reitoria da UTFPR realizou no dia 31 de julho a cerimônia oficial de instalação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI), ferramenta que faz parte do Processo Eletrônico Nacional (PEN) e permite produzir, editar, assinar e tramitar processos e documentos dentro de toda a Instituição.

A ideia é facilitar o fluxo de todos os documentos e processos na UTFPR. A adoção do SEI na Universidade faz parte do projeto UTFPR Digital, como uma ferramenta para viabilizar e fornecer agilidade aos processos eletrônicos. "O SEI é um processo sem volta. A UTFPR avançou e, nesse processo, se tornou mais tecnológica. Esse é um passo importante que está sendo dado e que vai mudar a cultura da nossa Instituição", destacou o reitor Luiz Alberto Pilatti.

A implantação do SEI na Universidade foi articulada por uma comissão designada exclusivamente para esse fim. Para a presidente da comissão, Raquel Kolitski Stasiu, a instalação e a aceitação aconteceu de forma natural. “Isso mostra que a UTFPR estava precisando de novas tecnologias para tramitação dos processos, assim como outros sistemas já instalados pela Instituição. Sempre acreditei neste projeto e na sua função transformadora”, explica.

Foram seis meses de trabalho da comissão responsável pela implantação e, agora, o projeto está em fase de aperfeiçoamento, mapeamento dos processos e treinamento aos usuários. Já foram ministrados, até o momento, 22 cursos sobre o SEI pela Instituição, atingindo 626 servidores de todos os câmpus. Até o final do ano, ainda serão ofertados vários treinamentos.

Este projeto só foi possível porque contamos com pessoas engajadas, possuímos um sistema corporativo estruturado, obtivemos o apoio da área da Tecnologia da Informação (DIRGTI) e, principalmente, contamos com a alta gestão da UTFPR patrocinando de forma incisiva, e com a atuação dos treze câmpus e da Reitoria, com seus facilitadores, formando o grupo de suporte ao usuário, envolvendo as diversas áreas de toda a Instituição”, completa Raquel.

No mês de julho, o Grupo de Suporte ao Usuário (GSU) do Câmpus Apucarana – composto pelos servidores Alessandra Maziero Lalin Soato (DIRGRAD), Daniel Berbel Gil (COGERH), Diego Aparecido Maronese (GADIR), Jomar Berton Junior (DIRPPG), Marcelo Ferreira Ribas (DIRPLAD) e Sandra Cristina Prince (DIREC) – participou de uma capacitação de três dias com a comissão de implantação, que visou preparar as equipes locais para auxiliar os demais servidores dos câmpus na utilização do SEI, esclarecimento de dúvidas e aperfeiçoamento do sistema na Instituição.

Durante o mês de agosto, diversos cursos de capacitação foram oferecidos aos servidores da UTFPR, online e presencialmente, com o objetivo de disseminar a nova ferramenta junto à comunidade acadêmica. No Câmpus Apucarana, o treinamento foi ofertado ainda no dia 31 de julho, para uma turma de trinta servidores de diversos setores.

Atualizado em 21/09/2017
ASCOM-AP