Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Apucarana > Prêmio CubeDesign 2018

Prêmio CubeDesign 2018

publicado: 14/08/2019 10h39 última modificação: 14/08/2019 10h39

Equipe dos Cursos de Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia Têxtil do Câmpus Apucarana da UTFPR conquistam um troféu em uma competição nacional de mini-satélites.

A equipe ArapucaSat formada pelos professores Fernando Barreto e Lucio Agostinho Rocha, de Engenharia de Computação; Thales Eugênio Portes de Almeida, de Engenharia Elétrica; e pelo aluno João Carlos Soto Riva, de Engeharia Têxtil conquistaram um troféu em reconhecimento à atuação no 1º CubeDesign, evento ocorrido entre
os dias 25 e 28 de Julho de 2018 no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos.

CubeDesign é um evento nacional que promove uma competição entre equipes de estudantes do ensino fundamental, médio e superior para o desenvolvimento de pequenos satélites, sendo organizado pelo Cursos de Pós-graduação em Engenharia e Tecnologia Espacial do INPE.

A categoria CanSat é direcionada ao ensino médio em diante. As equipes passaram por uma avaliação dos protótipos com testes de integração e comunicação dos satélites.

A equipe ArapucaSat do Câmpus Apucarana apresentou um protótipo de mini-satélite do tipo CanSat, ou seja,
um satélite embarcado em um recipiente similar a uma pequena lata de refrigerante. A lata plástica foi  confeccionada em uma impressora 3D do Câmpus Apucarana.
Além disso, o projeto utilizou diversos componentes eletrônicos de IoT (Internet of Things), e um paraquedas capaz
de amortecer o impacto do protótipo ao atingir o solo. No evento, o protótipo foi lançado manualmente por um dos organizadores da competição de uma altura superior a 5 metros.
O CanSat da equipe foi capaz de abrir o paraquedas e atingir o solo, mantendo a telemetria dos instrumentos embarcados.

Os vídeos dos lançamentos registrados do projeto estão disponíveis no seguinte
endereço: https://www.youtube.com/playlist?list=PLuJKBtOdvITfUFBaav9xwk24RgNxOVspu

A premiação com a entrega do troféu à nossa equipe ArapucaSat ocorreu no mês de Julho de 2019. A equipe agradece o empenho de todos os envolvidos e a Direção Geral parabeniza a todos!