Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Apucarana > UTFPR abrigará polo da Fibrenamics - Portugal

UTFPR abrigará polo da Fibrenamics - Portugal

DIREC

A plataforma tem foco na pesquisa científica e na inovação tecnológica
publicado: 02/03/2021 18h46 última modificação: 02/03/2021 18h46
Fibrenamics

A plataforma de inovação Fibrenamics, da Universidade do Minho (UMinho), vai ter um polo no Brasil, acentuando a sua internacionalização, sediado no Câmpus Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Em 16 de março, a parceria Fibrenamics Brasil-UTFPR iniciará suas atividades com um roadshow virtual sobre fibras naturais e as suas aplicações, mostrando os 10 (dez) anos de projeto em Portugal.

A Fibrenamics é uma plataforma de inovação multidisciplinar da Universidade do Minho (UMinho), de Portugal, para o desenvolvimento de produtos com base em fibras, com grande destaque em setores de arquitetura, construção, desporto, medicina, proteção, transporte, têxtil, dentre outros.

Com diversas patentes e produtos inovadores com sucesso no mercado, incluindo materiais de proteção na pandemia, roupa para incontinentes, pijamas para acamados, portas corta fogo, antiruído e antimicróbios, dentre outros, a Fibrenamics soma mais de 700 (setecentos) artigos em conferências e revistas científicas, eventos em vários países, a plataforma chega ao Brasil com grande perspectiva.

“Temos delineada a expansão e internacionalização da Fibrenamics para os próximos anos e percebemos que os nossos serviços se adaptariam com relativa facilidade à indústria brasileira”, afirma o diretor executivo da Fibrenamics, Fernando Cunha.

Após um polo criado há cinco anos em São Miguel, nos Açores, surge o hub brasileiro com foco na pesquisa científica e inovação tecnológica em setores como o têxtil, a arquitetura e a saúde no Estado do Paraná, transferindo o know-how gerado na UMinho e na UTFPR

Para o coordenador local, Aloysio Gomes, professor e diretor de relações empresariais e comunitárias da UTFPR “O Brasil é um dos mercados com maior potencial de crescimento, mas ainda precisa dar um salto. A partilha de experiência e conhecimento da Fibrenamics com investigadores e gestores brasileiros será com toda a certeza muito frutífera.”.

Em tempo, a UMinho já divulgou a parceria em seu site.