Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Apucarana > Valor da refeição para os estudantes nos RUs será reajustado para R$ 3,50

Valor da refeição para os estudantes nos RUs será reajustado para R$ 3,50

publicado: 21/09/2017 16h21 última modificação: 21/09/2017 16h21

O valor das refeições nas unidades dos restaurantes universitários (RUs) dos câmpus da UTFPR será reajustado de R$ 2,50 para R$ 3,50. A nova política de preços, que também estabeleceu o fim do subsídio para as refeições dos servidores, visa sanar os déficits orçamentários do sistema.

Os novos preços e o fim do subsídio começam a valer a partir de 1° de setembro e decorrem de uma análise detalhada feita pela Reitoria e Diretorias-Gerais dos Câmpus sobre a situação financeira da Instituição. O reitor Luiz Alberto Pilatti explica que o valor das refeições recebia complementação para o custo real, com subsídio do orçamento de custeio da própria Universidade; prática que se tornou inviável por conta da realidade orçamentária imposta pelo Governo Federal às universidades federais.

“A situação ficou insustentável. Os recursos complementares que precisaríamos para manter o atual modelo já estão em torno de R$ 7 milhões”, comentou o reitor durante a última reunião do Conselho de Planejamento da Universidade, quando foi apresentada a completa situação financeira da UTFPR.

Ainda segundo o reitor, para 2018, a Instituição estuda um escalonamento dos subsídios para os alunos, por meio do qual será dada prioridade para os estudantes em situação de maior vulnerabilidade social. “Mesmo com o atual aumento, todos os alunos ainda têm refeições subsidiadas, chegando a mais de 50% o valor do subsídio em alguns casos”, destaca.

Valor da refeição para os servidores

A decisão pelo fim do subsídio para os servidores foi tomada com base na legislação vigente. Segundo o decreto n° 3.3887/2001, “o auxílio-alimentação não será acumulável com outros de espécie semelhante, tais como cesta básica ou vantagem pessoal originária de qualquer forma de auxílio ou benefício alimentação”. Atualmente, são pagos R$ 458 a título de auxílio alimentação na folha de pagamento dos servidores.

Os valores das refeições para os servidores serão os correspondentes aos preços licitados pelos câmpus:

Câmpus Apucarana: R$ 7,67
Câmpus Campo Mourão: R$ 5,93
Câmpus Cornélio Procópio: R$ 6,25
Câmpus Curitiba: R$ 6,49
Câmpus Dois Vizinhos: R$ 7,40
Câmpus Francisco Beltrão: R$ 7,91
Câmpus Guarapuava: R$ 6,58
Câmpus Londrina: R$ 6,48
Câmpus Medianeira: R$ 7,20
Câmpus Pato Branco: R$ 6,85
Câmpus Ponta Grossa: R$ 5,67
Câmpus Santa Helena: R$ 10,25
Câmpus Toledo: R$ 6,46

Histórico

A última mudança no preço dos restaurantes universitários da UTFPR ocorreu em julho de 2013, quando a UTFPR reduziu para R$ 2,50 o valor por refeição. Uma primeira redução já havia sido realizada no segundo semestre letivo de 2012 com a cobrança unificada de R$ 3 para todas as unidades dos RUs. Nos dois casos, a Universidade utilizava verba de custeio para subsidiar os valores licitados.

Atualizado em 22/08/2017