Notícias
Covid-19
Servidores da UTFPR-CM tem participado de ações que contribuem para o combate à pandemia do Coronavírus.
Uma dessas ações foi a produção de 55 litros de álcool 70 INPM, que foram doados para a Prefeitura de Campo Mourão, e esta providenciou a distribuição para utilização imediata.
De acordo com o professor Odinei Hess Gonçalves, um dos docentes envolvidos, a iniciativa partiu dos professores do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Alimentos, mestrado multicâmpus do Departamento de Alimentos (DALIM). "O etanol puro é utilizado em várias das pesquisas dos nossos alunos. Então, levantamos a quantidade que poderia ser doada e produzimos álcool 70 INPM, que tem propriedades antissépticas. Existe uma grande demanda por parte das instituições de saúde por esse material para higienização de superfícies e utensílios, informou o prof. Odinei.
Fizeram parte dessa ação de extensão os docentes Fernanda Vitória Leimann, Rafael Porto Ineu, Odinei Hess Gonçalves, Autgusto Tanamati (químico responsável) e a engenheira química Patrícia Sabino da Silva. Todos os docentes do PPGTA doaram etanol adquiridos através de seus projetos.
Além disso, o Departamento Acadêmico de Biodiversidade e Conservação da Natureza - DABIC - doou 27 caixas de luvas e o Departamento Acadêmico de Alimentos, através do projeto de extensão Comendo Bem, doou máscaras e luvas. Esses produtos foram também repassados ao município de Campo Mourão através da inciativa denominada Corrente do Bem.
Outras ações de extensão estão em planejamento no Câmpus e em breve serão executadas.