Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campo Mourão > Aniversário da UTFPR-CM
conteúdo

Notícias

Aniversário da UTFPR-CM

UTFPR completa 25 anos em Campo Mourão no dia 10 de abril de 2020
publicado: 09/04/2020 11h07 última modificação: 09/04/2020 11h11

No dia 10 de abril de 1995 começavam as atividades letivas para 240 alunos distribuídos em seis turmas nos cursos Técnico em Alimentos e Técnico em Edificações no Cefet-PR, Unidade de Campo Mourão.

No entanto, a história do nosso atual Câmpus Campo Mourão da UTFPR teve início um pouco antes: no dia 08 de junho de 1993. Nessa data, foi assinado o protocolo de intenções entre o Ministério da Educação (MEC), a Prefeitura de Campo Mourão, representada pelo prefeito Rubens Bueno na época, e o Cefet-PR. Com esse protocolo assinado, a prefeitura doou um terreno ao Cefet, onde se localizava o ginásio de esportes Belin Carolo. No dia 13 de maio de 1994, através da Portaria/ MEC nº 710, foi autorizado o funcionamento da unidade de Campo Mourão do Cefet-PR. Com a implantação da instituição, os espaços do ginásio foram transformados em salas de aula, laboratórios e ambientes administrativos.

Em setembro de 1994 foi formada uma turma do curso pró-técnico com objetivo de preparar os candidatos para o 1º exame de seleção, que foi realizado em março de 1995, admitindo os primeiros alunos da instituição. No início das atividades em Campo Mourão, além da estrutura precária, a instituição teve dificuldades em relação ao quadro de pessoal e precisou contar com o apoio da prefeitura do município que cedeu servidores para que as atividades docentes e administrativas pudessem ser desenvolvidas. Em 2005, o Cefet-PR foi transformado em UTFPR e Campo Mourão tornou-se um dos câmpus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

 As dificuldades iniciais e os desafios ao longo dos anos não impediram a UTFPR-CM de firmar-se como instituição de excelência e contribuir de forma significativa para o desenvolvimento de Campo Mourão e região. Hoje, o Câmpus Campo Mourão conta com mais de três mil alunos, oriundos de diversas regiões do Brasil,  nos seus oito cursos de graduação: Ciência da Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia Eletrônica, Engenharia Química, Licenciatura em Química e Tecnologia em Alimentos, além dos programas de pós-graduação (mestrado) nas áreas de Alimentos, Ensino de Física, Recursos Hídricos (ProfÁgua), Inovações Tecnológicas e Informática,  e o curso Técnico Integrado em Informática (nível médio).

Para o atual diretor-geral, professor Heron Oliveira dos Santos Lima, esta é uma data muito importante não só para UTFPR – Câmpus Campo Mourão, mas, para a toda região. Uma instituição que começou com tantas incertezas, agora se mostra pujante e cada vez mais sólida. “Somos protagonistas no desenvolvimento social, econômico, científico e tecnológico, através de inúmeros projetos ao setor produtivo, mas, sobretudo, demandas de cunho social. Somos referência no ensino público, gratuito e de qualidade, atento às transformações do mundo e a permanente formação cidadã. Temos orgulho de dizer que por aqui já passaram dezenas de alunos e pesquisadores, que hoje ocupam cargos importantes em grandes e renomadas empresas do Brasil e do Exterior. Se não bastasse tudo isso, estamos entre as principais receitas e ativos financeiros da Região, contribuindo diretamente na geração de empregos e renda, fomentando o comércio e os prestadores de serviços, mas, sobretudo, oportunizando as novas gerações à uma participação plena na vida social, política, cultural e profissional na sociedade”, salienta o professor Heron.

A ex-aluna e ex-servidora da UTFPR-CM, Angela Kwiatkowski, foi uma das primeiras alunas da instituição e relembra com saudades seu tempo de Cefet-PR e depois UTFPR. Ela conta que fez o exame de seleção para o curso técnico utilizando pranchetas na arquibancada do Ginásio Belin Carolo, em 1994. Angela ingressou na primeira turma do curso Técnico em Alimentos, na sequência fez o curso de graduação em Tecnologia em Alimentos também na instituição. Posteriormente, retornou como servidora do Câmpus, na função de técnica de laboratório. Saiu da UTFPR e 2013 para atuar como professora da área de Alimentos no IFMS (Instituto Federal do Mato Grosso do Sul). Atualmente ocupa o cargo de Diretora-Geral do Campus Coxim no IFMS.

1995      utfprcm dentro ginasio início.jpg    DCIM\100GOPRO\G0013783.