Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campo Mourão > Ciência na Escola

Ciência na Escola

Câmpus Campo Mourão tem projeto contemplado em chamada pública do MCTI
publicado: 06/11/2019 17h13 última modificação: 06/11/2019 17h13

A UTFPR teve 11 projetos contemplados na chamada pública do Programa Ciência na Escola, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI). Do Câmpus Campo Mourão o projeto contemplado foi: Feiras de ciências integradoras - estimulando o aprendizado e gosto pela ciência, coordenado pela professora Letícia Ledo Marciniuk. Além da professora Letícia, integram a equipe do projeto as professoras do curso de Licenciatura em Química: Daniela Aline Barancelli, Estela dos Reis Crespan, Marcilene Ferrari Barriquello Consolin e Natália Neves Macedo Deimling.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Letícia, como forma de incentivar o gosto pela ciência e estimular a aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental, o projeto visa realizar e organizar de maneira efetiva Feiras de Ciências, uma vez que muitas escolas da cidade de Campo Mourão e cidades vizinhas perderam o hábito de realizar este tipo de atividade.

A proposta prevê que, como estratégia de ensino, as feiras podem proporcionar um maior estímulo e envolvimento desses estudantes por meio da elaboração de seus próprios trabalhos, propiciando a aprendizagem dos conteúdos visto em sala de aula em ambientes não-escolares, além de criar uma maior interdisciplinariedade e troca de informações entre as escolas e a comunidade externa. Ademais, a proposta pode incentivar a participação dos docentes e discentes da UTFPR em atividades extensionistas, tendo em vista a articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão.