Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campo Mourão > Covid-19

Covid-19

Professor da UTFPR-CM integra grupo de pesquisadores que criou método para identificar Covid-19 através de raio X
publicado: 22/04/2020 18h52 última modificação: 22/04/2020 18h52

Um grupo de cinco pesquisadores desenvolveu um estudo científico para identificar a pneumonia causada pela Covid-19 utilizando imagens de raio x. Entre os pesquisadores está o professor do Departamento de Computação da UTFPR-CM, Diego Bertolini.

A pesquisa foi desenvolvida levando em consideração o alto impacto da Covid-19 no sistema de saúde e a necessidade de diagnóstico precoce para o tratamento correto. De acordo com os pesquisadores, o estudo classificou imagens CXR (radiografia de tórax) para identificar a Covid-19. Este tipo de radiografia disponibiliza as imagens mais rapidamente, é mais barato e disponível em mais unidades de atendimento básico de saúde.

De acordo com o professor Diego, o estudo denominado “COVID-19 identification in chest X-ray images on flat and hierarchical classification scenarios” (Identificação da COVID-19 em radiografias de tórax em cenários de classificação plana e hierárquica), foi submetido a uma revista científica com alto fator de impacto, a "Computer Methods and Programs in Biomedicine". O professor observa que devido à necessidade urgente de respostas para à Covid-19, muitos pesquisadores estão disponibilizando seus estudos na plataforma arXiv , até serem publicados por uma revista. Foi o que eles fizeram. O artigo pode ser acesso no link https://arxiv.org/pdf/2004.05835.pdf

O grupo de pesquisa é coordenado pelo professor Yandre Maldonado e Gomes da Costa, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e tem como integrantes, além do professor Diego Bertolini,  os professores Lucas de Oliveira Teixeira, também da UEM; Rodolfo Miranda Pereira, do Instituto Federal do Paraná (IFPR); Carlos Nascimento Silla Jr, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).