Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campo Mourão > Derivadas Quiz

Derivadas Quiz

Aplicativo desenvolvido por professoras e aluna da UTFPR-CM recebe registro do Inpi
publicado: 29/03/2019 14h34 última modificação: 29/03/2019 14h34

Um dos temas considerados mais difíceis na área de Cálculo dos cursos de graduação, a tão temida “derivadas de funções” virou objetivo de estudo de uma estudante do curso de mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT), Adriele Carolini Waideman. Com os estudos, orientados pela professora do Câmpus Campo Mourão, Claudete Cargnin, e a colaboração da bolsista de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIT) e estudante de Ciências da Computação do Câmpus Campo Mourão, Leticia Mazzo Portela, foi criado o aplicativo: “Derivadas Quiz”.

Trata-se de um jogo para o estudo de derivadas de funções de uma variável, que pode ser baixado no celular (Android) e ser jogado off-line. Ele foi testado em alunos dos cursos de graduação em Matemática e Engenharia de Produção da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e os resultados foram avaliados pelos professores Rui Marcos de Oliveira Barros, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e Rodolfo Eduardo Vertuan, do Câmpus Toledo da UTFPR e atual presidente da Sociedade Paranaense de Educação Matemática.

O aplicativo obteve o registro de programa de computador expedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi). Este é o primeiro conquistado pelo PPGMAT.

O jogo conta com duas fases: a primeira contém "questões de aquecimento", cujo objetivo é rever conceitos do tema; e a segunda contempla "questões de aprofundamento", as quais a teoria relativa ao conteúdo é apresentada como dica ao usuário. Nessa segunda fase são priorizadas as representações gráficas das derivadas e o seu significado. São usadas animações e gráficos, os quais os usuários podem pausar ou rever quantas vezes quiserem.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente na Playstore e, em breve, estará disponível na página do Programa de Mestrado (PPGMAT).