Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campo Mourão > Diálogos sobre as Águas: I Fórum Participativo, promovido pelo ProfÁgua

Diálogos sobre as Águas: I Fórum Participativo, promovido pelo ProfÁgua

O evento Diálogos sobre as Águas: I Fórum Participativo, promovido pelo ProfÁgua, programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, ofertado pela UTFPR em Campo Mourão, ocorreu em 27/10/23 no campus da UTFPR.
publicado: 06/11/2023 08h37 última modificação: 06/11/2023 08h49

Pela manhã tivemos a palestra Os benefícios do monitoramento da governança das águas para garantir segurança hídrica, ministrada pelo Dr. Ângelo Lima, do Observatório Governança das Águas, que contou com 120 pessoas, de 28 municípios do Paraná. No período da tarde, foram desenvolvidas cinco oficinas participativas, com a presença de 70 pessoas.

As oficinas tratam dos temas: Plano de Bacia, Qualidade e Quantidade das Águas, Paisagem e Potencial Turístico, Peixes, Pesca Aquicultura, e Educação Ambiental. Ao final, houve compartilhamento das discussões nos diversos temas, apresentados por profissionais de sete universidades públicas que foram parcerias neste evento: UTFPR-Campo Mourão, UEM-Maringá, UNICENTRO-Guarapuava, UNESPAR-Apucarana, UFPR-Palotina, UNIOESTE-Toledo e Instituto Federal do Paraná-Umuarama. Além destas Instituições, o GAEMA do Ministério Público de Campo Mourão também contribuiu com o evento.

Participaram do evento estudantes de graduação e pós-graduação, servidores do IAT de Campo Mourão e vi Curitiba, professores da UTFPR, educadores e servidores de prefeituras municipais, integrantes da Patrulha Ambiental do Rio Ivaí, entre outros.

O evento foi um sucesso e consolida uma demanda que tem sido recorrente na região, que é o debate sobre a gestão dos recursos hídricos.