Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campo Mourão > Empreendedorismo

Alunos da UTFPR-CM apresentam seus projetos na prefeitura de Campo Mourão
publicado: 31/10/2019 15h51 última modificação: 31/10/2019 15h59

*Com informações e fotos do portal da Prefeitura Municipal de Campo Mourão

Representantes das equipes que tiveram projetos aprovados pelo programa Sinapse da Inovação e as duas equipes vencedoras  do Hackathon Nasa Space Apps Challenge apresentaram seus projetos na semana passada no gabinete do prefeito Tauillo Tezelli.

O encontro foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município e buscou aproximar a prefeitura dos projetos que estão sendo desenvolvidos no município por alunos e empreendedores. Campo Mourão ficou entre as cinco cidades do Estado em número de projetos aprovados no Edital Sinapse da Inovação, que irá aportar até R$ 40 mil reais a fundo perdido para que as startups comecem a desenvolver seus projetos.

"Esse tipo de negócio e de empresa é de extrema importância para o município, pois permite que os alunos tenham possibilidade de aplicar suas pesquisas e aprender praticamente empreendendo. Podem gerar novos negócios e atuar num mercado para além de Campo Mourão, sem muitos investimentos em infraestrutura, como no modelo tradicional de indústria de transformação", observou  o prefeito Tauillo Tezelli.

Projetos

Dos seis projetos aprovados no edital Sinapse da Inovação, dois foram campeões de edições passadas do EmpreendeWeek, o maior evento de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo da região. Outro dado que chama a atenção é participação da UTFPR Câmpus Campo Mourão nos resultados. Dos seis projetos, cinco são desenvolvidos por alunos e professores da instituição.

Os projetos são: LawSolutT - tecnologia em soluções jurídicas, formado por estudantes da UTFPR e Unespar que venceram o Hackathon Procon de 2018. O projeto a ser desenvolvido é um sistema para o cálculo da dosimetria da multa gerada pelos Procons, tornando o processo automático e reduzindo o tempo que antes era de até 20 dias para menos de 2 minutos.

Smart Collect Soluções Tecnológicas: startup formada por alunos da UTFPR de Campo Mourão, vencedora do primeiro Empreende Week 2017. O projeto é desenvolver equipamentos eletrônicos que afiram a medição e o monitoramento de energia elétrica para empresas e indústrias, utilizando inteligência artificial para alertar os clientes.

ÉRGON BIOTECNOLOGIA tem como proposta o desenvolvimento, a produção e a comercialização de biorremediadores, para o tratamento de efluentes industriais e urbanos. Um dos diferenciais do processo é favorecer o reuso da água pela indústria ou sua devolução aos corpos hídricos nos padrões ambientais.

Smart Tribute - Tecnologia aplicada a simplificação tributária, facilita a consulta tributária, melhorando a qualidade e valor justo no recolhimento dos impostos através do regime tributário correto.

NewHappen - Rede social humanitária que busca melhorar a saúde mental das pessoas. Através da sua plataforma a NewHappen facilitará a comunicação entre pessoas com transtornos mentais, profissionais da saúde mental e voluntários , permitindo conversas, agendamento para consultas presenciais e online.

Geralgrafe - soluções tecnológicas em grafeno, promete produzir o nobre material a partir do reaproveitamento do grafite de pilhas.

Hackathon da Nasa

Duas equipes formadas, majoritariamente, por alunos do curso de Engenharia Eletrônica da UTFPR - Câmpus Campo Mourão conquistaram primeiro e segundo lugar na competição denominada Hackathon Nasa Space Apps Challenge. O evento, que ocorreu nos dias 18, 19 e 20 de outubro em Maringá, foi uma pré-seleção para a competição mundial e aconteceu simultaneamente em várias cidades brasileiras e em diversas partes do mundo. Em Maringá, participaram 150 pessoas, cerca de 30 equipes. Mais informações sobre os projetos apresentados pelas equipes vencedoras do Hackathon da Nasa no link https://portal.utfpr.edu.br/noticias/campo-mourao/premiacao