Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campo Mourão > Extensão

Extensão

UTFPR-CM desenvolve projeto de extensão “Ensino de Ciências para professores do ensino fundamental I” em parceria com a Secretaria Municipal de Educação
publicado: 29/09/2020 18h14 última modificação: 30/09/2020 13h28
Exibir carrossel de imagens Aluna Andrea Rocha Ferreira, integrante do projeto, no momento da gravação de um dos vídeos

O projeto de extensão “Ensino de Ciências para professores do ensino fundamental I” vigente desde 2017, tem desenvolvido diferentes ações que contemplam desde a formação de professores para o ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental até atividades teórico-práticas e experimentais que são realizadas nas próprias escolas municipais com os estudantes em sala de aula. No final de 2019, foi também realizada a ação "Vamos conhecer a UTFPR-CM? O ensino de Ciências e sua importância nos anos iniciais do ensino fundamental", na qual estudantes de duas turmas de terceiros anos do ensino fundamental de uma escola municipal de Campo Mourão conheceram e participaram de atividades experimentais nos laboratórios de Química e Física da instituição. Entre outros aspectos, essas ações visam estreitar as relações entre Universidade e comunidade externa, tendo em vista, também, a divulgação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Campo Mourão (UTFPR-CM) aos estudantes do ensino fundamental, os quais poderão, num futuro não muito distante adentrar a nossa instituição como estudantes dos diferentes cursos de graduação.

Diante do estado de pandemia do SARS-CoV-2, as atividades escolares e acadêmicas tiveram que ser readequadas para o ensino remoto, trazendo novos desafios aos professores, estudantes e, também, ao projeto. Com isso, iniciamos a ação “Produção de vídeos como recurso e apoio para o processo de ensino-aprendizagem em Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental”. Esses vídeos são elaborados e disponibilizados a partir das demandas apresentadas, inicialmente, pelos professores dos terceiros anos do ensino fundamental, de acordo com seu planejamento de ensino estruturado para as atividades remotas, especificamente para a disciplina de Ciências.

Esse material audiovisual, produzido semanal ou quinzenalmente, conta com conteúdos e atividades teórico-práticas e experimentais articuladas aos tópicos de conteúdos trabalhados e disponibilizados pelos professores aos estudantes dos terceiros anos. Os conteúdos nos vídeos são abordados em suas diferentes dimensões e de maneira bastante dinâmica e divertida, utilizando-se de imagens produzidas pelos próprios estudantes bolsistas do projeto e de materiais acessíveis e de baixo custo.

Esses vídeos estão sendo produzidos pelos estudantes Andrea Rocha Ferreira e Everton Koloche Mendes Barbosa (estudantes do curso de Licenciatura em Química), sob orientação da coordenadora do projeto, Prof. Dra. Natalia Neves Macedo Deimling, e pelo vice coordenador, Prof. Dr. Cesar Vanderlei Deimling. Participa também como colaboradora do projeto a professora Franciele Jaqueline de Almeida, docente da escola Monteiro Lobato, em Campo Mourão, além das demais professoras de outras escolas municipais da cidade que estão contribuindo para a divulgação dos vídeos junto aos seus alunos.

Esse projeto de extensão, desenvolvido no âmbito da UTFPR-CM, conta com a parceria e o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Campo Mourão (SECED) e das escolas municipais envolvidas.

Foto vídeo 8.jpeg

Foto vídeo 7.jpeg