Notícias
Planetário
O Planetário da UTFPR Campus Campo Mourão foi inaugurado no dia 21 de junho de 2021. Esse projeto foi elaborado e desenvolvido pelo Professor Doutor Michel Corsi Batista e contou com o apoio do Deputado Federal Rubens Bueno, através de verba de emenda parlamentar.
No Brasil são apenas 41 planetários fixos e 32 equipamentos móveis. No Paraná, são apenas 7 planetários em atividade, sendo 3 em Londrina, 3 em Curitiba e 1 em Ponta Grossa. Com o intuito de constituir um ambiente de ensino formal e não formal, nossas perspectivas com o Planetário passam por dois eixos que se sustentam no ensino e na extensão.
No eixo do ensino, visa a realização de atividades das disciplinas de física contemporânea, das atividades ministradas no Mestrado Profissional em Ensino de Física; dos cursos de formação de planetaristas, nos quais os alunos aprendem a receber o público, operar o equipamento, produzir sessões e, é claro, aprendem muito sobre astronomia.
No eixo da extensão, será possível a realização de visitas de grupos escolares ao planetário que, devidamente agendadas, poderá receber escolas públicas ou privadas de Campo Mourão e de outros municípios do Paraná. Dentro desta perspectiva de recepção de escolas, está o foco no trabalho com crianças de 5 a 14 anos de idade. Além disso, ainda nesse eixo de extensão, objetiva-se a formação continuada de professores de ciências para o ensino de astronomia, etapa essencial e permanente, uma vez que a promoção de visitas mais proveitosas passa pelas mãos dos professores. Ambos os eixos perpassam por todas as etapas e modalidades da educação básica, sempre com o objetivo de proporcionar condições de melhora no processo de ensino e aprendizagem.
O Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão é constituído por 16 municípios e conta com 56 instituições de ensino públicas e 15 privadas. No entanto, o Planetário da UTFPR terá a possibilidade de atender até 70 municípios do estado, podendo se tornar um centro de referência em ensino de ciências e astronomia no interior do Paraná.
Além das atividades de visitas de grupos escolares será possível a visitação de toda a comunidade. Após o retorno das aulas presenciais e um maior nível de segurança sanitária, o Planetário contará com agendamentos de visitas ao público em geral. Futuramente serão divulgadas as maneiras de fazer esses agendamentos.