Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campo Mourão > Podcast Cafeína Compilada

Podcast Cafeína Compilada

Projeto de extensão de estudantes de Ciência da Computação da UTFPR-CM objetiva divulgar a ciência de forma descontraída
publicado: 25/04/2019 12h47 última modificação: 25/04/2019 13h09

Um projeto que nasceu da ideia de um estudante do Câmpus Campo Mourão e ganhou o apoio de outros alunos pelo caminho resultou no Cafeína Compilada. Trata-se de um podcast em áudio que divulga ciência, com foco na Computação, mostrando a aplicação dela nos mais diversos contextos e de uma forma descontraída. O projeto de extensão foi apoiado pelo professor André Luis Satoshi Kawamoto.

A ideia começou com o aluno de Ciência da Computação, Giorgio Braz, durante suas férias. “Nas férias de julho de 2017, sem muita pretensão, comentei com uma amiga sobre uma ideia que tive. Ela gostou do insight e me encorajou a falar com um professor. Depois de colocar no papel, mandei um e-mail a ele que foi respondido com mais rapidez do que eu esperava e, para minha alegria, depois de trocarmos mais alguns e-mails naquele dia, meu professor marcou de falar pessoalmente comigo no início do semestre”, relata o estudante.

Um mês após a conversa com o professor, o projeto já tinha equipe, local e equipamentos para que saísse do papel.

“Hoje, nosso podcast abrange uma área de temas não só de computação, mas sim do social em si, como Algoritmos, Empreendedorismo, Mulheres na Computação, Livros, Museus e Arqueologia, Produtividade, entre outros”, explica um dos integrantes da equipe, o aluno Michel Gomes de Souza.

Atualmente, os episódios são lançados a cada duas semanas, sempre às segundas-feiras. Estão participando seis alunos do curso de Ciência da Computação: além de Michel de Souza; Darlan Felipe Sousa Andrade; Henrique Souza Marcuzzo; Marriely Chrystina Martines; Juan Felipe Da Silva Rangel; e Cláudia Lázara Poiet Sampedro.

Os episódios podem ser acessado no SoundCloud, ou através da página do Cafeína Compilada no Facebook. De novembro de 2017 até agora, mais de 3,8 mil visualizações foram registradas e 27 episódios lançados.