Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campo Mourão > Premiação

Premiação

Equipes da UTFPR-CM conquistam primeiro e segundo lugar na etapa regional do Hackathon da Nasa
publicado: 24/10/2019 11h46 última modificação: 24/10/2019 13h56

Duas equipes formadas, majoritariamente, por alunos do curso de Engenharia Eletrônica da UTFPR - Câmpus Campo Mourão conquistaram primeiro e segundo lugar na competição denominada Hackathon Nasa Space Apps Challenge. O evento, que ocorreu nos dias 18, 19 e 20 de outubro em Maringá, foi uma pré-seleção para a competição mundial e aconteceu simultaneamente em várias cidades brasileiras e em diversas partes do mundo. Em Maringá, participaram 150 pessoas, cerca de 30 equipes.

A equipe que ficou em primeiro lugar em Maringá, denominada Empireo,  foi composta por alunos do curso de Engenharia Eletrônica do Câmpus Campo Mourão e  uma aluna do curso de Engenharia Textil do Câmpus Apucarana. Os integrantes da equipe foram: Luana Aparecida Santos da Silva (Eng. Eletrônica UTFPR CM); João Marcos Periçaro Lopes (Eng. Eletrônica UTFPR-CM); Allan Vinicius Trento (Eng. Eletrônica UTFPR-CM; Luiz Gabriel Canton Loch (Eng. Eletrônica UTFPR-CM); Anna Caroline de Souza (Eng. Têxtil UTFPR-AP)

O lema da equipe foi Connecting People Aroung The World e o trabalho desenvolvido teve como desafio Internet On The Ocean. A proposta da equipe considera que a internet não é facilmente acessível em muitas áreas do mundo, como nos oceanos da terra. Pescadores, marinheiros e outros tem conexão de dados limitada com o resto do mundo. Embora a internet via satélite esteja amplamente disponível, é muito cara para um usuário implementar. Com base nessas informações e a partir de algumas pesquisas a equipe descobriu um protocolo desenvolvido pela Nasa chamado DTN, utilizada para comunicações interplanetárias, a partir destas informações os integrantes se questionaram: “Se podemos nos comunicar com outros planetas, porque não com os Oceanos? “ e, a partir desse questionamento, implementaram esse protocolo na solução utilizando boias de sinalização já existente no mar como pontos de ‘’nos’’ alimentando-as com painéis solares. Como método inovador foi inserida uma fibra de carbono que, ao aplicar movimento,  gera energia e, assim, os custos do projeto cairiam exponencialmente, já que o mar ficaria responsável por exercer este movimento.

Em segundo lugar ficou a equipe denominada The Visionaries, composta por alunos da Engenharia Eletrônica e um professor do curso de Ciência da Computação da UTFPR-CM. A equipe teve como integrantes professor Paulo Henrique Sabo e os alunos Gabriele Vilas Boas Takano; Eduarda Martins, Carlos Vinicius Boduar De Alcantara  e Ezequiel de Carvalho Luz.

O título do trabalho da equipe foi Air IoT - Warming Planet, Cool Ideas. Segundo a equipe, levou-se em consideração que nas últimas décadas o aquecimento global vem se agravando e um dos principais motivos é o aumento da emissão de gases poluentes na atmosfera. Assim, foi desenvolvido o projeto Air IoT que objetiva fazer o sensoriamento dos gases poluentes emitidos no local, sobretudo do CO2 um dos principais causadores. Os dados coletados serão interpolados com dados do satélite da NASA, e disponibilizadas em um site para a visualização das regiões mais afetadas. A ideia dessa implementação é promover ações que gerem a diminuição dos níveis de gases na atmosfera, principalmente nas regiões mais afetadas.

As duas equipes participarão da etapa final da competição em que trezentas equipes  do munto todo estarão na disputa. Nessa etapa, as equipes das duas primeiras posições ganharão uma viagem ao Centro Espacial John F. Kennedy da NASA, nos Estados Unidos e poderão assistir ao lançamento de um foguete.