Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campo Mourão > Projeto Sarndbox
conteúdo

Notícias

Projeto Sarndbox

UTFPR-CM cria rede de colaboração denominada Rede Sarndbox Brasil
publicado: 08/02/2021 14h06 última modificação: 08/02/2021 14h06
Projeto Sarndbox

Projeto Sarndbox

Por iniciativa dos membros do Projeto Sarndbox UTFPR-CM, professora Maristela Moresco Mezzomo, do Departamento Acadêmico de Ambiental, professor André Kawamoto e o aluno Giorgio Braz, ambos do Departamento de Ciência da Computação, foi criada uma rede de colaboração denominada Rede Sarndbox Brasil.

O intuito da Rede é promover a colaboração de pares, com trocas de ideias, materiais, desenvolvimento de projetos em parcerias, entre outros temas envolvendo a Caixa de Areia de Realidade Aumentada. A Rede, criada no dia 04/02 por uma reunião de forma remota, contou com a participação de professores e alunos de instituições que possuem Sarndbox instalada ou estão em processo de instalação.

As instituições participantes da Rede até o momento são Universidade Federal de Sergipe, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Instituto Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Universidade Estadual do Maranhão, Universidade Estadual de Santa Cruz (Bahia), Universidade Estadual de Pernambuco, Instituo Federal de São Paulo, Universidade Estadual do Paraná e a UTFPR.

O Projeto Sarndbox UTFPR, existe desde 2015 no Câmpus Campo Mourão. A SARndbox visa integrar um sistema de Realidade Aumentada a modelos topográficos criados fisicamente com suas superfícies escaneadas em tempo real. Esses modelos são usados como plano de fundo para uma variedade de efeitos gráficos e simulações. O sistema final é composto por um computador, um projetor, um sensor de profundidade (Microsoft Kinect) e uma caixa contendo material que pode ser manipulado (areia), para criar as topografias interativamente e com baixa necessidade de supervisão por parte de um especialista. É uma ferramenta tecnológica em diversas aplicações, principalmente, no contexto educacional.