Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campo Mourão > Menção honrosa

Menção honrosa

Projeto de doação de materiais de limpeza da UTFPR, Quarto Centenário e Rancho Alegre d'Oeste é premiado em evento nacional
publicado: 20/10/2020 09h39 última modificação: 20/10/2020 09h43

O trabalho "UTFPR e municípios unidos no enfrentamento da disseminação da pandemia COVID-19" recebeu menção honrosa durante I Congresso Nacional de Inovação e Popularização da Ciência realizado, no período de 7 a 9 de outubro, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A partir desse trabalho foi relatada a experiência realizada, em Quarto Centenário e Rancho Alegre d'Oeste, sobre a fabricação de produtos de limpeza e doação para famílias em situação de vulnerabilidade social, assim como para o Sistema Único da Saúde.

O evento que teve por objetivo discutir os desafios e perspectivas durante a COVID-19 no âmbito do ensino, pesquisa e extensão recebeu 265 trabalhos de vários estados do Brasil. As 80 melhores experiências relacionadas a COVID-19 (entre elas a da UTFPR) foram selecionadas e socializadas, na forma de comunicação oral, durante o evento.

Segundo o professor Adriano Lopes Romero, um dos coordenadores do projeto, a premiação concedida pelos organizadores do evento indica uma parceria bem-sucedida entre a UTFPR, Quarto Centenário e Rancho alegre d'Oeste. De acordo com o professor Adriano, os dois municípios têm realizado um amplo trabalho de gestão das doações para as famílias em situação de vulnerabilidade social, assim como para o Sistema Único de Saúde.

O projeto "Implantação de planta piloto para fabricação e doação de produtos saneantes domissanitários" é coordenado pelos professores Rafaelle Bonzanini Romero, Adriano Lopes Romero e Stephani Caroline Beneti da UTFPR-CM. A operacionalização do projeto é realizada com o apoio de estudantes de graduação e de colaboradores externos (Stenio Cristaldo Heck e Leila Isabel da Silva).

O projeto é financiado pela UTFPR e MEC e tem como objetivo contribuir para a diminuição da disseminação da COVID-19 por meio da fabricação e doação de produtos de limpeza e desinfecção para famílias em situação de vulnerabilidade social e SUS de Campo Mourão, Roncador, Quarto Centenário e Rancho Alegre d'Oeste. Até o momento, foram fabricados e doados cerca de 32 mil litros de produtos de limpeza entre sabão líquido, desinfetante de uso geral, água sanitária, álcool glicerinado 80% e sabonete líquido.