Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campo Mourão > XVI Calourada

XVI Calourada

A 16ª edição da Calourada acontecerá dia 15/08. Evento busca recepcionar os novos estudantes e integrá-los à universidade com atividades culturais e esportivas e ações de cunho solidário.
publicado: 06/08/2019 14h01 última modificação: 06/08/2019 14h07
Estudantes participando da última edição da Calourada

A tradicional Calourada da UTFPR-CM, evento que é realizado a cada início de semestre visando recepcionar os novos estudantes e integrá-los à universidade,  será realizada no dia 15 de agosto de 2019, a partir das 14 horas. O evento compreende atividades culturais e esportivas e ações de cunho solidário.

A organização contará com o apoio do Centro Acadêmico de Bacharelado em Ciência da Computação, Diretório Acadêmico de Engenharia de Alimentos e Tecnologia em Alimentos, Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental, Centro Acadêmico de Engenharia Civil, Centro Acadêmico de Engenharia Eletrônica, Centro Acadêmico de Engenharia Química, Centro Acadêmico de Licenciatura em Química e do Diretório Central dos Estudantes.

A presidente do Diretório Central dos Estudantes da UTFPR-CM, Bruna Grugel, ressalta que a ação procura contribuir para a redução do índice de evasão dos alunos e evitar a ocorrência de trote estudantil.  Bruna destaca também a também a importância solidária do evento, uma vez que os alunos ingressantes e os veteranos saem as ruas de Campo Mourão arrecadando alimentos, produtos de limpeza, higiene pessoal, e ração para cães e gatos que são destinados a diversas entidades de Campo Mourão, como o Lar dos Velhinhos, a Casa de Apoio ao Câncer, Casa da Dona Jacira, Lar infantil Miran, CTR - Centro Terapeutico Redenção, Lar Dom Bosco, Fraternidade O Caminho, Apae de Campo Mourão e Associação dos Protetores de Animais Independentes - PAIS. Além disso, é realizada uma campanha de doação de sangue para o hemonúcleo de Campo Mourão.

Provas

No evento, além das arrecadações solidárias serão realizadas diversas provas com o intuito de fazer uma aproximação de calouros com veteranos tornando assim o ambiente universitário próspero, são elas:

Prova da queimada: Essa prova é composta por 3 calouros e um veterano em cada time, eles têm uma bola e o intuito é queimarem os integrantes do time adversário.

Prova da coleta seletiva: Nesta prova composta apenas por calouros, eles têm acesso a várias placas que indicam diferentes objetos, com isso, tem-se dois sacos de lixo indicando um reciclável e um orgânico, os participantes tem que pegar as plaquinhas e coloca-las em seus respectivos lixos.

Mímica: Nesta brincadeira, participa um veterano e um calouro de cada curso, o calouro tem que fazer uma mimica e o veterano deve adivinhar.

Cabo de guerra: Nesta prova, participa dois veteranos e quatro calouros, é dado uma corda a eles, e demarcado o território de cada time, a ideia é que um time arraste o outro para dentro de seu território.

Maratona esperta: Participando somente um calouro por curso, é feito 10 perguntas de diversas áreas, o curso que mais acertar ganha a prova.

Cara na farinha: Somente com um calouro por curso, é escondido quatro balas em um recipiente com farinha de trigo, e os participantes sem utilizar as mãos devem pegar três balas com a boca.

Qual é a música: É colocado uma música em diversas fases para os calouros participantes, sendo um por curso, quem acertar a música passa a próxima fase.

Cosplay: Comumente chamada de cospobre, com a participação de um calouro por curso, essa prova consiste em vesti-lo de modo a se parecer com um personagem conhecido, sem gastar dinheiro, somente com coisa que podemos encontrar no dia-a-dia.