Notícias
Cheerleading
Equipe Cheerleading da UTFPR-CP conquistou o tri-campeonato da modalidade nas Engenhariadas 2022
A Equipe Cheeleading da UTFPR-PR, projeto de extensão acadêmico/ esportivo coordenado pela Professora Sônia Maria Rodrigues do Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais-DACHS-CP da UTFPR-CP e pelo Coach Gian Quintino conquistou pela terceira vez, o primeiro lugar na competição Cheerleading das Engenharíadas Paranaense 2022. Em 2018 a equipe Cheerleading conquistou a primeira colocação no nível 2, ou nível intermediário, e em 2019 o primeiro lugar no nível 3, considerado o mais alto. As conquistas do time da UTFPR-CP revelam a paixão e o empenho dos nossos atletas/estudantes dos cursos de graduação do Campus pela modalidade e pelo esporte.
O Cheerleading é uma modalidade esportiva e artística que chegou ao Brasil em 2006, quando os atletas Wendel Dantas e Cristina Zapata iniciaram os trabalhos de desenvolvimento e divulgação da modalidade no Brasil. Criado na Universidade de Pricenton nos Estados Unidos em 1887, o Cheerleading congrega harmoniosamente a arte e o esporte a partir de diferentes atividades de execução de movimentos, como, por exemplo, saltos, arremessos, dança e formação de figuras como pirâmides. Além dessas ações, são requisitos importantes o trabalho em equipe, a concentração, o condicionamento físico e mental, a coordenação, a expressão corporal e facial etc. Compostas por adereços especiais, as roupas dão o toque especial de beleza aos movimentos coordenados dos cheerleaders, praticantes da modalidade Cheerleading.
“O Cheerleading, assim como qualquer modalidade esportiva, artística e cultural é essencial na vida das pessoas em qualquer situação, sobretudo dos estudantes. Comprovadamente, pessoas que praticam esportes são mais felizes, mais concentradas, mais aptas e mais eficientes naquilo que fazem e desenvolvem. As universidades e as escolas brasileiras devem empenhar-se para formar e manter equipes esportivas, organizar competições, incentivar a participação dos estudantes e criar uma cultura de inclusão esportiva massiva e intensa. O esporte contribui para formar pessoas melhores e mais inteligentes em todos os níveis e é nisso que acreditamos, é isso o que fazemos na UTFPR-CP”, explica a Professora Sônia Maria Rodrigues do DACHS-CP.
A importância da modalidade em nosso campus é tão grande que em 2022, o estudante de Engenharia de Controle e Automação e atleta cheerleader Flávio Henrique Malite Imperato foi convocado para a Seleção Brasileira de Cheerleading e Dança que representou o Brasil no Campeonato Mundial que aconteceu em Orlando, na Flórida-Estados Unidos.
As Engenhariadas 2022 aconteceram no município de Cascavel-PR entre os dias 15 e 22 de junho de 2022. Além da equipe artística e esportiva Cheerleading, a UTFPR-CP foi representada em diferentes modalidades individuais e coletivas com excelentes resultados. Liderados pela Atlética-Fúria e Bateria Furiosa, sob a coordenação do Grupo de Educação Física do DACHS-CP, os estudantes dos cursos de graduação da UTFPR-CP estão representando muito bem nossa instituição e a cidade de Cornélio Procópio em diversos eventos esportivos e culturais pelo Brasil e pelo mundo. Está foi a 9ª edição das Engenhariadas Paranaense, o maior evento esportivo universitário do Paraná e um dos maiores do país.
Os docentes do DACHS-CP parabenizam os atletas/estudantes e aproveitam para agradecer a Direção Geral do Campus Cornélio Procópio da UTFPR, na pessoa do ilustríssimo Professor Marcio Jacometti, e os servidores Caio Chudzik e Sara Evangelista do DESEG-CP pela atenção e apoio dispensados aos projetos vinculados ao DACHS-CP.
Abaixo os alunos do Projeto Cheerleading UTFPR-CP que participaram da Competição de Cheerlearding nas Engenharíadas 2022 em Cascavel no dia 18/06/2022.
NOMES |
CURSO |
Ana Beatriz Balduino Bueno de Araújo Pedro Araujo Bueno de Oliveira |
Engenharia Eletrônica |
Andrew Hiroyuki Vieira Takahachi Gabriel Pereira de Oliveira Henrique Rodrigues Couto Jardim Mateus Rubio Durão |
Engenharia de Computação |
Beatriz Dora Waricoda Beatriz Forcato Lima Lara Geraseev Pinheiro Machado Leonardo Kiyoshi Tioda Menezes Rocha Luiz Gustavo Farabello Martins Mateus Borreiro Sanches |
Engenharia de Software |
Daniela Omori Flávio Henrique Malite Imperato Gustavo Santos Silva João Paulo Junior Hernandes Kamila Luiza Cerqueira Lucas Sussumu Yamanishi de Oliveira |
Engenharia de Controle E Automação |
Diogo Antonio Seron Junqueira Amorim João Paulo Zangirolami de Matos |
Engenharia Elétrica |
Luis Felipe Ikegami |
Engenharia Mecânica |
Ações do documento