Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cornélio Procópio > UTFPR-CP celebra o Dia da Consciência Negra com Atividades Significativas

UTFPR-CP celebra o Dia da Consciência Negra com Atividades Significativas

EVENTOS

A Semana Negras Raízes contou com eventos que promoveram reflexão e valorização da cultura afro-brasileira
publicado: 08/12/2023 10h18 última modificação: 08/12/2023 10h20

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Cornélio Procópio realizou uma série de atividades em alusão ao Dia da Consciência Negra, marcando a importância da data e promovendo a reflexão sobre a luta histórica contra a discriminação racial. Sob a coordenação das professoras Elisangela Aparecida da Silva Lizzi e Glaucia Maria Bressan, os eventos foram conduzidos de 14 a 24 de novembro, organizados pelo coletivo Ubuntu Negras Raízes e com o apoio dos outros coletivos do Campus: Prazer Feminismo e o Coletivo Lampião.

As atividades iniciaram-se em 14 de novembro com uma Roda de Conversa intitulada "Convergência e Divergência de uma abordagem humanizada no recorte racial no aprendizado acadêmico", que ocorreu na Sala de reuniões do Gabinete da Direção-Geral às 14h30. Estiveram presentes professores e alunos do Núcleo Regional de Ensino de Cornélio Procópio. O diálogo aberto foi fundamental para a promoção de uma visão mais humanizada no contexto acadêmico.

No dia 20 de novembro, uma Roda de Capoeira animou o hall da UTFPR. A capoeira, expressão cultural que mescla arte marcial, dança e música, proporcionou uma experiência única aos participantes, evidenciando o potencial ancestral desta arte e expressão cultural.

O cinema também desempenhou um papel crucial nas celebrações, com duas sessões do filme "Besouro" no dia 21 de novembro, uma às 10h no Anfiteatro e outra às 17h30 na Sala A136. Este filme, que destaca a história de Besouro Mangangá, uma figura lendária da capoeira, contribuiu para a compreensão da importância da preservação das tradições culturais.

Além disso, a programação incluiu uma atividade lúdica em 22 de novembro, uma Roda de Conversa sobre "Ancestralidade e Tecnologia" em 23 de novembro, e uma Mesa Redonda sobre "A luta anti-racista e o combate ao racismo no sistema de educação" em 24 de novembro, ambas no Anfiteatro. A Mesa Redonda contou com a presença dos coletivos Black Divas e Dona Vilma (Londrina), Ydile (UTFPR-Apucarana), NEAB da UEL, representantes da ANEPRO de Cornélio Procópio e sociedade civil. Foi discussão riquíssima com arte, capoeira, slam e representação social.

A equipe organizadora desempenhou um papel vital na organização e execução dessas atividades, demonstrando o compromisso da comunidade acadêmica com a promoção da diversidade e igualdade racial.

A luta, como afirmam os participantes, é um verbo, uma ação contínua para construir uma sociedade mais justa, inclusiva e antiracista.