Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Couni aprova realização de vestibular para ingresso na UTFPR

Couni aprova realização de vestibular para ingresso na UTFPR

Conselho Universitário

Vestibular deverá coexistir com o Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação (Sisu-MEC)
publicado: 29/08/2022 16h37 última modificação: 01/09/2022 18h06
Alunos no Campus Dois Vizinhos (Foto: Decom)

O Conselho Universitário da UTFPR aprovou na última sexta-feira, 26 de agosto, a realização de exame de vestibular para ingresso nos cursos de graduação da Universidade. A matéria, previamente aprovada no Conselho de Graduação e Educação Profissional (Cogep), recebeu 29 votos favoráveis, quatro contrários e uma abstenção.

Segundo a proposta, o vestibular deverá coexistir com o Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação (Sisu-MEC). O relato aprovado no colegiado corrobora o entendimento do Cogep de que "é consenso dos membros da comissão que o processo Sisu já não atende por completo a UTFPR, do ponto de vista de divulgação da instituição e captação de estudantes". O principal motivo apontado nas discussões é quantidade de vagas ociosas no processo seletivo via Sisu.

Ainda de acordo com o relato, alguns pontos que dificultam a adoção integral do Sisu como única forma de ingresso na UTFPR são os reiterados atrasos do cronograma do Sisu por parte do Ministério da Educação e a sobreposição de datas com o calendário acadêmico.

"Ao analisar a distribuição geográfica dos candidatos inscritos para os cursos da UTFPR, percebe-se que, em média, 85% dos candidatos são oriundos dos estados do Paraná e São Paulo, o que pode justificar a aplicação de um concurso regionalizado para distribuição de vagas, em paralelo com as vagas Sisu", completa o relato.

Com aprovação do colegiado, a UTFPR estudará a operacionalização do exame, com a definição do número de vagas, formato das provas e calendário de aplicação.

Outros processos

Durante a mesma reunião, o Couni aprovou mais três processos: Relatório de Gestão de 2021 da Fundação de Apoio da UTFPR (Funtef-PR), manutenção de percentual de Ressarcimento de Despesas Operacionais vigente; renovação do credenciamento da Funtef-PR como fundação de apoio do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila); e atualização da tabela de arrecadação da UTFPR, referente à taxa de expedição de diploma.